Topo

Debate SBT para presidente: que horas começa e como assistir

Os candidatos à Presidência Lula (PT), Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT)  - Eduardo Anizelli/Folhapress, Alan Santos/PR e Reprodução/Redes Sociais
Os candidatos à Presidência Lula (PT), Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress, Alan Santos/PR e Reprodução/Redes Sociais

Gabriel Dias

Colaboração para UOL

24/09/2022 04h00

Os candidatos a Presidente da República participam neste sábado (24) de mais um debate de propostas e ideias para as Eleições 2022. O evento será dividido em quatro blocos e vai ser transmitido a partir das 18h15 em rede nacional.

O segundo encontro entre os presidenciáveis na TV será realizado pela emissora SBT, em parceria com CNN, Veja, O Estado de S. Paulo, Nova Brasil FM e Terra. E será nos estúdios do SBT, em Osasco, na Grande São Paulo.

Outro debate, na TV Globo, já está programado para o dia 29, às vésperas do primeiro turno, que acontece em 2 de outubro.

O UOL realiza um programa de análise do debate assim que o evento terminar. Previsto para começar às 20h30, o programa terá as presenças dos colunistas do UOL José Roberto de Toledo e Chico Alves, além da professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Tathiana Chicarino. A apresentação será de Kennedy Alencar, também colunista do UOL.

Acompanhe o programa de análise aqui:

Onde assistir ao debate?

O debate presidencial será transmitido em TV aberta pelo SBT neste sábado (24) e tem início às 18h15 (horário de Brasília). O programa terá mediação de Carlos Nascimento.

Quem vai participar?

Foram convidados para o debate os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D'Avila (Novo) e Padre Kelmon (PTB). Os sete presidenciáveis são os únicos cujos partidos têm, no mínimo, cinco deputados federais.

No entanto, o ex-presidente Lula (PT) decidiu não comparecer ao debate do SBT. O petista tomou a decisão depois de uma reunião com coordenadores de sua campanha. Segundo apurou o UOL, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai participar do programa.

Regras do debate

Serão quatro blocos, com duração total de cerca de duas horas. Em dois blocos, os candidatos se enfrentam diretamente e, nos demais, respondem a perguntas de jornalistas dos veículos que compõem o pool.

Quatro assessores de cada candidato poderão entrar no estúdio. Não haverá plateia. O debate será conduzido pelo jornalista Carlos Nascimento.

Primeiro bloco: Nessa etapa, candidato pergunta para candidato. As questões serão feitas seguindo a ordem do sorteio e cada candidato perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica.

Segundo bloco: Seis jornalistas, representando cada um dos veículos patrocinadores do debate, escolherão dois candidatos: um para responder e outro para comentar a resposta. Aquele que responder à pergunta do jornalista terá direito a réplica após o comentário. Cada candidato será chamado uma vez para responder.

Terceiro bloco: Nova rodada em que candidato pergunta para candidato. Os políticos farão perguntas entre si, seguindo a ordem do sorteio. Assim como no primeiro bloco, cada candidato perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica.

Quarto bloco: Jornalistas voltam a fazer perguntas aos candidatos, seguindo as mesmas regras do segundo bloco. E, ao fim, serão realizadas as considerações finais, seguindo a ordem do sorteio.

Direito de resposta

Os candidatos poderão pedir um direito de resposta caso sejam ofendidos moral e pessoalmente. O pedido de resposta à ofensa deverá ser dirigido ao mediador no momento da ocorrência ou ao final da fala do candidato que a proferiu.

Um corpo jurídico formado pelos promotores do debate vai analisar os pedidos. Caso aprovado, o direito de resposta será exercido a qualquer tempo dentro do bloco em que foi solicitado ou no início do seguinte.