App e-Título vale como título de eleitor? Saiba para que serve nas eleições
O e-Título é o aplicativo da Justiça Eleitoral que substitui o tradicional título de eleitor impresso no dia das eleições. Lançado em 2018, o app pode ser baixado por todos os eleitores, em celular Android ou iOS, ou no tablet, e ele oferece acesso rápido a diversas informações eleitorais do cidadão.
Além disso, o e-Título também disponibiliza vários serviços para serem feitos de maneira online, sem que o cidadão precise ir a um cartório, como: gerar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, emitir e pagar multas, consultar o local de votação e fazer a justificativa de ausência às urnas, por exemplo.
Mas para usar o aplicativo no lugar do título impresso no dia das eleições é necessário que o eleitor tenha feito o cadastramento biométrico, caso contrário no dia das eleições será preciso apresentar junto ao documento digital um documento pessoal com foto.
Se você pretende baixar o seu e-Título e usá-lo no dia da votação, é importante ficar atento ao prazo. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o app deverá ser baixado até o dia 1 de outubro, véspera do primeiro turno - no dia 2 ele não estará disponível para download.
Já no dia 3 de outubro, o app volta a ficar disponível para ser baixado, isso deve ser feito até a véspera do segundo turno - 29 de outubro (no dia de ir às urnas ele volta a ficar indisponível para download).
Como usar o e-Título no dia da votação
No dia 2 de outubro, quando o eleitor for votar, será possível apresentar o e-Título e se identificar através dele. Assim também poderá ser feito no dia 30 de outubro, em caso de segundo turno.
Quem ainda não tem a biometria cadastrada deve apresentar o título online que está no aplicativo, onde será possível fazer a leitura do QR Code, com um documento pessoal com foto. Já aqueles eleitores que já fizeram o cadastro da biometria, o documento com foto é dispensável.
Veja o passo a passo para baixar o e-Título:
- Acesse a loja de aplicativos do seu celular ou tablete;
- Na busca digite "e-Título";
- Clique na opção "Obter" ou "Instalar";
- Após o download abra o aplicativo e concorde com os termos de uso;
- Preencha informações como: nome, CPF, nome da mãe, etc;
- Depois clique em "Entrar no e-título" e confirme as informações pessoais
- Crie sua senha e ative o aplicativo.
Outra opção é acessar "Leitura de QR Code", e ler o código que está no verso do seu título de eleitor impresso. Dessa forma todos os dados serão preenchidos automaticamente. Além disso, a senha de acesso pode ser substituída pela validação biométrica do aparelho celular.
Quais as informações liberadas no App e-Título
- Dados pessoais do eleitor;
- Biometria cadastrada;
- Local de votação (endereço, número da zona e seção para voto);
- QR Code para leitura no dia da eleição;
- Certidões (quitação eleitoral e crimes eleitorais);
- Justificativa online de ausência
- Emissão de guia para quitar débitos eleitorais;
- Cadastro como mesário voluntário
E se o e-Título não funcionar no dia da eleição?
Quem tentou usar o app na eleição de 2020 enfrentou problemas de instabilidade no serviço. Na ocasião, o TSE atribuiu o problema ao excesso de acessos simultâneos - muita gente tentando baixar o aplicativo ao mesmo tempo, e na última hora.
Para evitar esse tipo de situação, esse ano o download ficará disponível até a véspera da eleição apenas. Além disso, caso no dia o aplicativo do e-Título apresente alguma instabilidade, é possível que o eleitor imprima o seu título de eleitor em casa na página de "Autoatendimento ao eleitor", no site do TSE e vá até o seu colégio eleitoral com o título impresso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.