Topo

App e-Título vale como título de eleitor? Saiba para que serve nas eleições

Versão digital do título de eleitor, e-Título pode ser baixado até o dia anterior à votação - Antônio Augusto/ Ascom/ TSE
Versão digital do título de eleitor, e-Título pode ser baixado até o dia anterior à votação Imagem: Antônio Augusto/ Ascom/ TSE

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

27/09/2022 04h00Atualizada em 27/09/2022 05h40

O e-Título é o aplicativo da Justiça Eleitoral que substitui o tradicional título de eleitor impresso no dia das eleições. Lançado em 2018, o app pode ser baixado por todos os eleitores, em celular Android ou iOS, ou no tablet, e ele oferece acesso rápido a diversas informações eleitorais do cidadão.

Além disso, o e-Título também disponibiliza vários serviços para serem feitos de maneira online, sem que o cidadão precise ir a um cartório, como: gerar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, emitir e pagar multas, consultar o local de votação e fazer a justificativa de ausência às urnas, por exemplo.

Mas para usar o aplicativo no lugar do título impresso no dia das eleições é necessário que o eleitor tenha feito o cadastramento biométrico, caso contrário no dia das eleições será preciso apresentar junto ao documento digital um documento pessoal com foto.

Se você pretende baixar o seu e-Título e usá-lo no dia da votação, é importante ficar atento ao prazo. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o app deverá ser baixado até o dia 1 de outubro, véspera do primeiro turno - no dia 2 ele não estará disponível para download.

Já no dia 3 de outubro, o app volta a ficar disponível para ser baixado, isso deve ser feito até a véspera do segundo turno - 29 de outubro (no dia de ir às urnas ele volta a ficar indisponível para download).

Como usar o e-Título no dia da votação

No dia 2 de outubro, quando o eleitor for votar, será possível apresentar o e-Título e se identificar através dele. Assim também poderá ser feito no dia 30 de outubro, em caso de segundo turno.

Quem ainda não tem a biometria cadastrada deve apresentar o título online que está no aplicativo, onde será possível fazer a leitura do QR Code, com um documento pessoal com foto. Já aqueles eleitores que já fizeram o cadastro da biometria, o documento com foto é dispensável.

Veja o passo a passo para baixar o e-Título:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu celular ou tablete;
  • Na busca digite "e-Título";
  • Clique na opção "Obter" ou "Instalar";
  • Após o download abra o aplicativo e concorde com os termos de uso;
  • Preencha informações como: nome, CPF, nome da mãe, etc;
  • Depois clique em "Entrar no e-título" e confirme as informações pessoais
  • Crie sua senha e ative o aplicativo.

Outra opção é acessar "Leitura de QR Code", e ler o código que está no verso do seu título de eleitor impresso. Dessa forma todos os dados serão preenchidos automaticamente. Além disso, a senha de acesso pode ser substituída pela validação biométrica do aparelho celular.

Quais as informações liberadas no App e-Título

  • Dados pessoais do eleitor;
  • Biometria cadastrada;
  • Local de votação (endereço, número da zona e seção para voto);
  • QR Code para leitura no dia da eleição;
  • Certidões (quitação eleitoral e crimes eleitorais);
  • Justificativa online de ausência
  • Emissão de guia para quitar débitos eleitorais;
  • Cadastro como mesário voluntário

E se o e-Título não funcionar no dia da eleição?

Quem tentou usar o app na eleição de 2020 enfrentou problemas de instabilidade no serviço. Na ocasião, o TSE atribuiu o problema ao excesso de acessos simultâneos - muita gente tentando baixar o aplicativo ao mesmo tempo, e na última hora.

Para evitar esse tipo de situação, esse ano o download ficará disponível até a véspera da eleição apenas. Além disso, caso no dia o aplicativo do e-Título apresente alguma instabilidade, é possível que o eleitor imprima o seu título de eleitor em casa na página de "Autoatendimento ao eleitor", no site do TSE e vá até o seu colégio eleitoral com o título impresso.