Joel: Tarcísio investe contra Rodrigo, mas deveria acusar Bolsonaro antes
O comentarista do UOL News Joel Pinheiro falou hoje sobre a ação de Tarcísio de Freitas (Republicanos) contra Rodrigo Garcia (PSDB) em que pede a cassação da candidatura do atual governador. Em ação protocolada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) Tarcísio alega que o concorrente praticou abuso de poder econômico em sua campanha com o uso da máquina pública do estado. Para Joel, além de um ato de desespero, Tarcísio também deveria acusar Jair Bolsonaro (PL).
"Me parece um ato de desespero do Tarcísio e se o Tarcísio realmente está preocupado com o uso da máquina pública para fins eleitorais, o primeiro que ele deveria estar acusando é o chefe dele, o Bolsonaro", disse durante participação no UOL News.
Joel ainda afirmou que Bolsonaro contraria a própria Lei Eleitoral quando aumenta os programas sociais e os gastos para beneficiar alguns grupos às vésperas das eleições. "Ele faz justamente isso com a anuência de um Congresso comprado em uma tentativa desesperada de se eleger", afirmou.
Ainda para o comentarista do UOL News, o desespero de Tarcísio é decorrente de uma aproximação de Rodrigo Garcia nas pesquisas eleitorais e a consequente diminuição de sua vantagem. Joel destacou além de gafes cometidas pelo candidato do Republicanos, como não saber onde vota, o maior conhecimento que as pessoas estão tendo de Rodrigo com o desenrolar das campanhas.
"O fato é que as duas [candidaturas] se aproximaram muito e não sabemos mais quem tende a vencer no domingo para ir ao 2º turno com Haddad. Então o Tarcísio em uma jogada de desespero tenta lançar essa de que está abusando do poder econômico".
Sakamoto: Ação de Tarcísio contra Rodrigo era esperada
"É uma ação esperada. É claro que a gente sabia desde o início do governo que o Rodrigo Garcia herdaria de João Dória uma máquina paulista bem azeitada no sentido de caixa, tem dinheiro e a liberação desses recursos. A gente falava desde sempre que esses milhões iam ser muito úteis para trazer o apoio de prefeitos em todo o estado", disse Leonardo Sakamoto durante o UOL News.
Sakamoto também disse que a ação provavelmente não resultará em nenhum resultado prático, e assim como Joel, também destacou o uso da máquina pública feita por Jair Bolsonaro em sua campanha.
"Se por um acaso o Tarcísio está reclamando que o Rodrigo Garcia faz isso, ele vai ter que reclamar do Bolsonaro também, porque o que o Bolsonaro fez nacionalmente é menos defensável do que o que Garcia faz no estado de São Paulo".
Maierovitch: Ameaças são parte de projeto para impedir decisão em 1º turno
"Isso tudo está em uma campanha embutida para ameaçar as pessoas a não irem votar, cada vez mais está aumentando esse tipo de ameaça para inibir as pessoas. Para quê? Para que tudo não se resolva no 1º turno, esse é o indicativo. Não existe só essa ameaça, existe um programa, um projeto de inibição para evitar que as coisas se resolvam no 1º turno", disse o jurista e colunista do UOL Wálter Maierovitch sobre ameaças de morte feitas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ele ainda afirmou que a pena para o crime de ameaça é pequena, o que acaba não inibindo esse tipo de intimidação por conta de questões políticas.
"A lamentar é que a pena pelo crime de ameaça varia e pena maior não passa de um ano mais multa, é algo muito baixo".
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.