Topo

Brasil Paralelo justifica ida a jantar com Lula: 'Aprendemos um pouco'

Membros do Brasil Paralelo comentam ida a jantar com Lula  - Reprodução/YouTube
Membros do Brasil Paralelo comentam ida a jantar com Lula Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

28/09/2022 18h24Atualizada em 28/09/2022 18h25

Os fundadores do site de direita Brasil Paralelo, conhecido por fazer documentários "anticomunistas", fizeram um vídeo para justificar aos seguidores a presença em um jantar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite de ontem em São Paulo. O encontro foi promovido por empresários do grupo Esfera Brasil, que inclui nomes de diversos setores.

O vídeo publicado nas redes sociais tem o título: "A Brasil Paralelo Jantou com o Lula?". Apesar de confirmarem o comparecimento, os sócios Henrique Viana, Lucas Ferrugem e Filipe Valerim fizeram críticas às notícias sobre o encontro, além de se posicionarem fortemente contra o petista, chamando Lula de "ladrão" e "ex-presidiário".

"Foi uma palestra. Serviu para alguma coisa estar lá. [...] A gente aprendeu um pouco também como é que performa o cara ali na frente, o que ele mente, desvia, como ele desvia, quais são os argumentos. [...] Eles falaram sobre a aliança Lula e Alckmin, a gente estava rindo lá e até se cutucando", disse Ferrugem.

Os três também explicaram que participam de eventos com outros políticos e personalidades importantes para observar o que e como essas pessoas falam, e que isso não quer dizer que os apoiam. Segundo Viana, o encontro de ontem, que era "gigantesco", teve "um nível de informação muito rico" e que, neste sentido, "valeu a pena".

Os três ainda garantiram que não vão "perder a essência" e que são "anticomunistas até o fim". Além disso, disseram confiar que o público deles "sabe que a gente não vai traçar nenhum tipo de aproximação com o Lula" até porque o petista "nem aceitaria depois de tudo que a gente fez".

"É fundamental você conseguir entender a mentalidade por trás para conseguir fazer uma análise correta. Existe um elemento, uma figura, um pilar de poder do Brasil, e que já abordamos em nossos documentários, de fundamental conhecimento para quem fala sobre o Brasil, que é o establishment. É uma série de figuras poderosas entre empresários, políticos, juízes e etc, que acabam sempre tendo que manter as coisas como elas são", disse Viana durante a live.

O jantar contou com a presença do CEO do Brasil Paralelo, Henrique Viana, e de nomes como Abilio Diniz, André Esteves, entre outros empresários. O encontro foi realizado na casa do fundador do grupo, João Camargo.

* Com informações de Estadão Conteúdo