Afinal, qual a conta para ganhar eleição no primeiro turno?
Uma das grandes expectativas em torno das Eleições 2022 é a possibilidade da disputa para presidente da República acabar já no primeiro turno, que aconteceu hoje (2) em todo o Brasil.
Antes de analisar a disputa presidencial, no entanto, é importante entender quais são as regras para uma eleição acabar já no primeiro turno e para quais cargos ela pode ser aplicada.
Nas eleições brasileiras, são aplicados dois sistemas de votação diferentes: o proporcional, válido para as disputas de deputados federais, deputados estaduais e vereadores; e o majoritário, válido para presidente, governadores, senadores e prefeitos.
Dentro do sistema majoritário, a eleição em dois turnos é aplicada somente para cargos do Executivo, ou seja, para presidente, governadores e prefeitos. Isso acontece porque, para ser eleito em qualquer um destes cargos, é preciso conquistar a maioria absoluta dos votos.
O que é maioria absoluta dos votos?
O conceito de maioria absoluta dos votos significa que o candidato vencedor precisar conquistar mais da metade dos votos válidos. Isso significa que o eleito precisa ter, no mínimo, 50% dos votos válidos + 1.
Os votos válidos são todos aqueles que foram dirigidos a algum dos candidatos naquela eleição. Para este cálculo, são desconsiderados os votos brancos e nulos.
O que é preciso para ganhar a eleição no primeiro turno?
Para vencer a eleição no primeiro turno nas Eleições 2022, o candidato a presidente ou governador precisa alcançar a maioria absoluta e receber, já no próximo domingo (2), mais da metade dos votos válidos.
Se nenhum candidato conseguir superar esta marca, os dois candidatos mais votados para estes cargos disputarão o segundo turno. Nesta segunda etapa da eleição, o candidato mais votado será, necessariamente, o eleito.
O segundo turno das Eleições 2022, caso necessário, será realizado no dia 30 de outubro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.