Topo

Afinal, qual a conta para ganhar eleição no primeiro turno?

Saiba o que precisa acontecer para um candidato ganhar eleição no primeiro turno - SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett
Saiba o que precisa acontecer para um candidato ganhar eleição no primeiro turno Imagem: SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett

Do UOL, em São Paulo

28/09/2022 12h25Atualizada em 02/10/2022 18h07

Uma das grandes expectativas em torno das Eleições 2022 é a possibilidade da disputa para presidente da República acabar já no primeiro turno, que aconteceu hoje (2) em todo o Brasil.

Antes de analisar a disputa presidencial, no entanto, é importante entender quais são as regras para uma eleição acabar já no primeiro turno e para quais cargos ela pode ser aplicada.

Nas eleições brasileiras, são aplicados dois sistemas de votação diferentes: o proporcional, válido para as disputas de deputados federais, deputados estaduais e vereadores; e o majoritário, válido para presidente, governadores, senadores e prefeitos.

Dentro do sistema majoritário, a eleição em dois turnos é aplicada somente para cargos do Executivo, ou seja, para presidente, governadores e prefeitos. Isso acontece porque, para ser eleito em qualquer um destes cargos, é preciso conquistar a maioria absoluta dos votos.

O que é maioria absoluta dos votos?

O conceito de maioria absoluta dos votos significa que o candidato vencedor precisar conquistar mais da metade dos votos válidos. Isso significa que o eleito precisa ter, no mínimo, 50% dos votos válidos + 1.

Os votos válidos são todos aqueles que foram dirigidos a algum dos candidatos naquela eleição. Para este cálculo, são desconsiderados os votos brancos e nulos.

O que é preciso para ganhar a eleição no primeiro turno?

Para vencer a eleição no primeiro turno nas Eleições 2022, o candidato a presidente ou governador precisa alcançar a maioria absoluta e receber, já no próximo domingo (2), mais da metade dos votos válidos.

Se nenhum candidato conseguir superar esta marca, os dois candidatos mais votados para estes cargos disputarão o segundo turno. Nesta segunda etapa da eleição, o candidato mais votado será, necessariamente, o eleito.

O segundo turno das Eleições 2022, caso necessário, será realizado no dia 30 de outubro.