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Jornal: Padre Kelmon gasta 97% de verba de campanha com aliado de Jefferson

Padre Kelmon e Roberto Jefferson, do PTB - Reprodução/Redes Sociais e PTB
Padre Kelmon e Roberto Jefferson, do PTB Imagem: Reprodução/Redes Sociais e PTB

Do UOL, em São Paulo

28/09/2022 15h43Atualizada em 28/09/2022 15h43

O candidato à Presidência Kelmon Souza (PTB), o Padre Kelmon, substituto de última hora do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) - que teve a candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) - gastou R$ 1,2 milhão de verba de campanha com uma empresa de um aliado do ex-parlamentar, segundo o jornal O Globo. O montante equivale à 97% do dinheiro público obtido.

O jornal diz que a empresa é a B2C Marketing, criada apenas em 2020 e que não funciona no endereço declarado à Receita Federal. Ainda de acordo com a publicação, a empresa não tem site e prestou serviço a apenas dois candidatos do PTB: Coronel Moreno, que disputa o governo do Distrito Federal, e Marcelo Hipólito, candidato ao senado do Distrito Federal. Eles pagaram R$ 125 mil e R$ 75 mil à B2C, respectivamente. Procurados pelo O Globo, eles não responderam.

O local de trabalho apontado por eles é um escritório de "coworking" em um shopping de Cuiabá. A Use Coworking, administradora do espaço, disse ao O Globo que a B2C Marketing não usa mais o local, mas manteve um contrato de endereço fiscal, apenas para receber correspondências, até dezembro de 2020. "Consta encerrado em nosso sistema", disse a Use ao jornal.

A B2C Marketing e o advogado da campanha de Kelmon, Luiz Gustavo Pereira Da Cunha, alegaram que a agência "não exerce a atividade no endereço citado, pelo fato de seus diretores e funcionários trabalharem em regime de home office full time" e que esse é seu domicílio fiscal. "Endereço fiscal, ou domicílio fiscal, é o local apontado na documentação da empresa como referência para questões ligadas ao Fisco, de contabilidade".

O serviço feito à campanha do Padre Kelmon é descrito pela empresa apenas como "serv. planej. criação prod. e coord de campanha", com o candidato tendo apenas 25 segundos de tempo de televisão desde o começo da campanha em setembro.

O Globo diz ter questionado a empresa sobre a quantidade de funcionários e quais serviços foram prestados à campanha do candidato, mas não obteve retorno. A B2C Marketing é registrada com "produção de filmes para publicidade" e "web design".