Topo

Bolsonaro faz motociata em SP para mandar recado que tem apoio popular

Do UOL, em São Paulo

01/10/2022 10h54Atualizada em 01/10/2022 12h29

Véspera de eleição e o presidente Jair Bolsonaro (PL) participa de uma motociata em São Paulo como ato final de campanha na cidade. Ao mesmo tempo, motociatas são realizadas em outras cidades do país como Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

A intenção de Bolsonaro é mostrar apoio popular e produzir fotos para inundarem as redes sociais. Durante a tarde, o candidato estará em Joinville (SC) para outra motociata e realiza uma live às 19h.

Em nome do "datapovo". Grupos conservadores e apoiadores do presidente de vários estados se mobilizaram para organizar motociatas. A intenção é reunir muitas pessoas em vários lugares do Brasil para reforçar a tese do "datapovo" —argumento de que Bolsonaro tem apoio popular e sofre boicote dos institutos de pesquisa.

Outro objetivo dos atos de hoje é produzir imagens que abastecerão as redes sociais para gerar mobilização e engajamento da militância. O resultado esperado é de que o eleitorado de Bolsonaro não deixe de comparecer às urnas e insista até o último minuto na conquista de votos.

Parada estratégica na marginal. Durante o trajeto, Bolsonaro parou na Marginal Tietê e desceu da moto para acenar para motoristas que passavam buzinando. Ele ainda gravou vídeos com apoiadores e posou para fotos.

Neste momento, aproveitou para fazer campanha para o candidato a governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos). O presidente puxou o aliado para junto de si. Tarcísio disputa uma vaga para o segundo turno e aparece na vice-liderança. Toda a campanha dele foi baseada em associar sua imagem à de Bolsonaro.

Bolsonaro fez pausa em motociata na Marginal Tietê - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Bolsonaro fez pausa em motociata na Marginal Tietê
Imagem: Reprodução/Facebook

Escoltado pelos motociclistas. Conforme o planejado, o presidente seguiu para o Parque do Ibiraquera, onde cumprimentou apoiadores. Depois de cerca de 20 minutos no local, ele subiu em uma caminhonete em direção ao aeroporto.

Os motociclistas que participaram do evento foram atrás comboiando Bolsonaro. A programação do último dia de campanha é participar de outra motociata em Joinville (SC).

Presidente Jair Bolsonaro (PL) acena para apoiadores no Parque do Ibiraquera, em São Paulo - Felipe Pereira/UOL - Felipe Pereira/UOL
Presidente Jair Bolsonaro (PL) acena para apoiadores no Parque do Ibiraquera, em São Paulo
Imagem: Felipe Pereira/UOL

Confiança no segundo turno. As pesquisas indicam que existe a possibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer a eleição no primeiro turno. A família Bolsonaro e o núcleo ideológico de sua campanha sequer mencionavam esta hipótese por não acreditar nela.

Integrantes do chamado núcleo político tinham este receio, mas a preocupação diminuiu nos últimos dias. O principal motivo da tranquilidade foi o debate da Globo. A avaliação é de que candidatos com menor intenção de votos, como Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União), tiveram bom desempenho. Além de não perderem eleitores para Lula, um bom desempenho delas exige que o petista conquista um número maior de votos para vencer no primeiro turno.

Bolsonaro e Lula em São Paulo. O presidente não é o único candidato a fazer campanha na maior cidade do país na véspera da eleição. Lula também está em São Paulo. Ele participa de uma caminhada na Avenida Paulista.