Topo

Carlos Brandão vence no 1º turno e é reeleito governador do Maranhão

Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) - Reprodução/Facebook
Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) Imagem: Reprodução/Facebook
Wanderley Preite Sobrinho e Gabryella Garcia

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em São Paulo

02/10/2022 23h46Atualizada em 03/10/2022 00h20

Carlos Brandão (PSB) venceu no primeiro turno e hoje se reelegeu governador no Maranhão. Brandão disputou a eleição já ocupando o Executivo maranhense, uma vez que herdou o posto de Flávio Dino (PSB), que se afastou do cargo para concorrer ao Senado.

Com 99,32% das urnas apuradas até 00h15, Brandão aparecia com 51,23% dos votos.

Além de Flávio Dino, Brandão contou com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da família Sarney durante toda a campanha.

Líder até o final. O governista liderou a corrida eleitoral com relativa folga desde o início das pesquisas, mas chegou a ser perseguido por Weverton Rocha (PDT) e pelo bolsonarista Lahesio Bonfim (PSC), que disputaram um lugar no segundo turno até o final da campanha.

Bonfim terminou a campanha com 24,99% dos votos e Weverton, 20,70%, de acordo com os dados até 23h45.

Quem é Carlos Brandão

Carlos Brandão tem 64 anos, é médico veterinário, empresário e político. Ele é governador do Maranhão desde abril deste ano, e foi vice-governador do Estado entre 2015 e 2022. Nascido no município de Colinas em 2 de junho de 1958, ele é formado pela Universidade Estadual do Maranhão.

O candidato iniciou sua vida pública nos anos 90, quando ocupou o cargo de secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente. Anos depois, também foi secretário de Estado e Articulação Política.

Em 2006, filiou-se ao PSDB e disputou sua primeira eleição, concorrendo ao cargo de deputado federal e se elegendo com quase 135 mil votos.

Em 2010 foi reeleito e no ano seguinte assumiu a presidência estadual do PSDB, cargo que ocupou até 2017 quando rompeu com o partido e se filiou ao Republicanos (PRB à época).

Ele retornou ao tucanato em março de 2021, mas a reconciliação durou menos de um ano, quando filiou ao PSB em janeiro de 2022.

Brandão renunciou ao cargo de deputado em 2014 para concorrer ao cargo de vice-governador na chapa de Flávio Dino naquele ano, sendo eleito e ocupando o cargo de presidente do Conselho de Administração da Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária).

Em 2018, concorreu novamente como vice de Dino e assumiu o governo em abril de 2022, quando o governador renunciou para concorrer ao Senado.