Topo

Maranhão: com folga, ex-governador Flávio Dino (PSB) é eleito senador

Flávio Dino é eleito senador  - Divulgação
Flávio Dino é eleito senador Imagem: Divulgação

Gabryella Garcia

Colaboração para o UOL

02/10/2022 22h15Atualizada em 03/10/2022 00h20

O ex-governador Flávio Dino (PSB) venceu com folga hoje a eleição e ficou com a vaga do Maranhão ao Senado para os próximos oito anos. Dino contou com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e passará a ocupar, a partir de 2023, a cadeira que hoje é de Roberto Rocha (PTB).

Com 99,18% das urnas apuradas às 00h19, Dino tinha 62,36% dos votos.

Rocha tentou a reeleição e teve o apoio de Jair Bolsonaro (PL), mas foi derrotado.

Ex-governador por dois mandatos (2015-2022), Dino liderou as pesquisas de intenção de voto até a votação hoje confirmar sua vitória. Ele deixou o governo com uma aprovação popular próxima a 60%.

Apesar de vencer a corrida pelo Senado, há a expectativa que Dino não ocupe a cadeira por muito tempo e possa integrar um eventual ministério em caso de vitória de Lula na corrida presidencial. Em comício realizado em São Luís, no início do mês de setembro, o petista indicou que daria um ministério para Dino e o chamou de "governador mais competente" do país.

"Esse Flávio Dino, ele que se prepare. Ele vai ser eleito senador, mas não será senador por muito tempo. Se prepare, porque vai ter muita tarefa nesse país. Enquanto o genocida [Jair Bolsonaro] te chamava de governador gordão, eu te chamo de governador mais competente que nós temos no Brasil, o nosso companheiro Flávio Dino", afirmou Lula.

Quem é Flávio Dino

Natural de São Luís (MA), Flávio Dino tem 54 anos. Filho de advogados, ele ingressou no curso de direito na UFMA (Universidade Federal do Maranhão) em 1986, onde exerceu o cargo de coordenador do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Em 1989, foi um dos coordenadores da ala juvenil da campanha de Lula à Presidência do Brasil.

Foi juiz federal por 12 anos sendo, inclusive, secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Abandonou a carreira em 2006 para se filiar ao PCdoB e ingressar na vida política. No mesmo ano, foi eleito deputado federal com mais de 120 mil votos.

Em 2010, tentou o governo do Maranhão pela primeira vez, mas ficou em segundo lugar. Em 2011, assumiu a presidência da Embratur no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).

Em 2014, novamente concorreu ao governo do estado e foi eleito governador ainda no primeiro turno com quase 2 milhões de votos, tornando-se o primeiro governador da história do PCdoB. A eleição de Flávio Dino foi simbólica, pois rompeu com décadas de predomínio da família de José Sarney no Maranhão.

Após um primeiro mandato bem avaliado, candidatou-se à reeleição em 2018 e venceu novamente em primeiro turno com quase 60% dos votos.

Como fica a bancada do Maranhão no Senado

Flávio Dino se juntará a Eliziane Gama (Cidadania) e Roberth Bringel (União Brasil) na bancada do Maranhão no Senado.

No Senado, os mandatos duram oito anos. Por isso, os de Eliziane Gama e Roberth Bringel, que se iniciaram em 2019, vão até 2027. Já o mandato de Dino, que terá início em 2023, termina em 2031.

Flávio Dino tem Ana Paula Lobato (PSB) e Lourdinha (PCdoB) como suplentes. Elas podem assumir a cadeira em casos como renúncia e licença do senador eleito.