Rafael Fonteles é eleito governador do Piauí no 1º turno
Rafael Fonteles (PT) foi eleito em primeiro turno como novo governador do Piauí. Ex-secretário da Fazenda do estado, Fonteles venceu uma disputa apertada contra Silvio Mendes (União Brasil), ex-prefeito de Teresina, e mantém o Partido dos Trabalhadores no comando do estado por mais quatro anos. Com 99,82% das urnas apuradas até 00h21, ele teve 1.112.865 votos (57,16% do total).
A atual governadora é Regina Sousa (PT), que era vice e assumiu o governo em março deste ano depois do então governador Wellington Dias (PT) ter renunciado ao cargo para disputar uma vaga no Senado Federal.
Fonteles e Mendes protagonizaram uma disputa acirrada pois, nas últimas pesquisas de intenção de voto, apareciam empatados tecnicamente.
Desistência de última hora
A corrida pelo governo do Piauí ficou marcada pela desistência do candidato do PL, Coronel Diego Melo, a três dias da eleição. Ele optou por não disputar mais o governo para apoiar Mendes, candidato do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), e do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em entrevista coletiva de imprensa na última quinta-feira (29), Melo declarou apoio a Mendes, um dia depois de se envolver em uma discussão com outros candidatos durante um debate, por estar participando armado.
Quem é Rafael Fonteles
Rafael Tajra Fonteles é professor universitário e nasceu na capital Teresina. Ele é formado em Matemática e tem mestrado em economia.
Ele foi presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) até março de 2022, quando renunciou para concorrer ao governo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.