Topo

Gay 'fora do armário', Fábio Félix é deputado mais votado da história do DF

Fábio Félix é gay assumido e foi o deputado distrital mais bem votado da história do DF - Divulgação
Fábio Félix é gay assumido e foi o deputado distrital mais bem votado da história do DF Imagem: Divulgação

Nathalia Lino

Colaboração para o UOL

03/10/2022 17h08

Fábio Félix (PSOL), deputado distrital, conquistou na noite de domingo (2) a reeleição com feito histórico: virou o parlamentar mais votado na história de Brasília, com 51.792 votos. Em 2018, Félix ficou com a 26ª maior votação, com 10.955 votos.

"Isso é histórico", comemorou ele, um gay declarado e "fora do armário", como costuma dizer.

"Eu estou muito animado, muito orgulhoso, muito emocionado porque, pela primeira vez na história, o Distrito Federal colocou na primeira posição de deputado distrital um LGBT assumido, fora do armário, que fez política em muitas pautas", disse.

Nas suas redes sociais, Felix agradeceu a expressiva votação.

"Eu só tenho a agradecer cada uma e cada um de vocês que confiaram e legitimaram todo o trabalho incansável que fizemos nos últimos quatro anos, a favor da população de todo o Distrito Federal".

Nascido em Brasília, em 1985, formado em assistência social e professor da Universidade Católica de Brasília e da UnB (Universidade de Brasília), Félix trabalha como servidor público socioeducativo e ativista dos direitos LGBT.

Ele começou sua militância pelos direitos LGBT em 2003, participando da ONG Estruturação e fundando o grupo KLAUS, primeiro coletivo LGBT da UnB.

Sua primeira eleição foi em 2018, para a Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo PSOL. Mas sua trajetória na política começou muito antes, em 2004, quando foi coordenador do Centro Acadêmico de Serviço Social da UnB.

Ele foi um dos fundadores do Partido Socialismo e Liberdade, onde atuou como secretário de juventude e militante de base, e assumiu a coordenação geral do Diretório Central dos Estudantes da UnB.

Em 2008, participou da ocupação da reitoria na universidade contra a corrupção e pela democratização da instituição.

Dez anos depois, se candidatou ao cargo de deputado distrital, sendo eleito com 10 mil votos, pela coligação PSOL e PCB. Agora, conseguiu a reeleição.