Herança de Eduardo Campos na política cresce: filho Pedro é eleito deputado
Oito anos após a morte de Eduardo Campos durante a campanha presidencial de 2014, mais um de seus filhos se elegeu para a Câmara dos Deputados.
Pedro Campos, de 27 anos, foi eleito neste domingo como deputado federal pelo PSB de Pernambuco. Com 172.518 votos, ele foi o terceiro mais votado no estado.
Sua prima Maria Arraes (Solidariedade) também foi eleita para a Câmara dos Deputados, com 104.569 votos.
Pedro e Maria pertencem a ramos familiares rompidos, herdeiros do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes.
Os dois novos deputados federais chegam à Brasília para suprir o espaço aberto pelos irmãos. A irmã de Maria, Marília Arraes (Solidariedade), está no segundo turno da disputa pelo governo de Pernambuco.
Já Pedro Campos se tornará deputado federal pouco mais de dois anos após o irmão mais velho, João Campos (PSB), ser eleito prefeito do Recife.
O resultado de Pedro, no entanto, mostra a diminuição do poder do PSB no Estado. Em 2018, João teve mais do que o dobro dos votos, com mais de 460 mil apoiadores para a Câmara dos Deputados.
Esta é a primeira eleição desde 2006 em que o PSB fica fora do segundo turno para o governo de Pernambuco, com as duas eleições de Eduardo Campos (2006 e 2010) e as duas do atual governador, Paulo Câmara (2014 e 2018).
Em 2020, a disputa familiar chegou ao segundo turno da disputa pela Prefeitura do Recife. João Campos foi eleito vencendo Marília Arraes, então no PT, na segunda etapa da disputa. Com o PT apoiando Danilo Cabral (PSB), Marília deixou o partido em direção ao Solidariedade para concorrer a governadora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.