Topo

Eleições 2022: Pode pedir voto em trânsito para o segundo turno?

Para votar no segundo turno fora do domicílio eleitoral, era necessário solicitar o voto em trânsito - iStock
Para votar no segundo turno fora do domicílio eleitoral, era necessário solicitar o voto em trânsito Imagem: iStock

Colaboração para UOL, em São Paulo

04/10/2022 12h23

Os eleitores que não estarão no seu local de votação durante o 2º turno das Eleições 2022 só conseguirão exercer o seu direito ao voto se tiverem solicitado o voto em trânsito durante o prazo prévio determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse direito é como uma transferência de domicílio eleitoral, mas temporária.

Os pedidos para o voto em trânsito podiam ser feitos até o 18 de agosto, e, agora, não se pode mais fazer novas solicitações. Ou seja, quem não conseguiu se registrar dentro deste prazo, não conseguirá votar em trânsito para o 2º turno.

Os requerimentos só podiam ser feitos presencialmente em um cartório eleitoral, com um documento com foto. O eleitor só precisava indicar o local que pretendia votar e sinalizar para quais turnos precisaria usar o benefício.

Segundo o TSE, mais de 332 mil brasileiros entraram com o pedido de voto em trânsito para o 1º turno e 314 mil solicitaram para o 2º turno, registrando um aumento de 300% em um comparativo com as Eleições 2018.

Não votei no 1º turno, posso ir ao 2º?

As pessoas que adquiriram o direito, mas não votaram no 1º turno, podem votar normalmente no 2º. Seja qual for o motivo, os cidadãos que não puderam comparecer ao local de votação devem justificar a ausência em um colégio eleitoral.

Com a habilitação para o voto em trânsito, o eleitor ficará automaticamente desabilitado para votar em sua seção de origem.

Voto no exterior

Não é possível votar em trânsito fora do Brasil. Entretanto, se o título de eleitor estiver cadastrado em outro país e a pessoa estiver em território nacional, será possível votar nas Eleições 2022 apenas para presidente da República. No total, 1.719 pessoas nessa situação pediram para votar em trânsito na primeira etapa do pleito. Para o 2º turno, foram 1.496 pedidos.