Topo

Mapa dos votos: Lula cresceu mais no Sudeste; Bolsonaro no Norte-Nordeste

Candidatos Lula e Bolsonaro  - Arte UOL
Candidatos Lula e Bolsonaro Imagem: Arte UOL
Amanda Rossi e Juliana Caro

Do UOL, em São Paulo

06/10/2022 04h00

O Nordeste foi responsável pela liderança de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições de 2022 — o que gerou onda de xenofobia nas redes sociais por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Sul e Sudeste.

O próprio presidente citou ontem a taxa de analfabetismo no Nordeste ao mencionar a liderança de Lula na região. "Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos também são inferiores na região", disse Bolsonaro.

Mas foi no Sudeste que Lula mais ganhou votos em relação ao resultado do PT no primeiro turno de 2018, quando Fernando Haddad disputou pelo partido. Bolsonaro, por sua vez, avançou justamente no Nordeste: 1,3 milhão de votos a mais.

O UOL elaborou dois mapas que mostram onde Lula e Bolsonaro mais ganharam ou perderam votos.

O crescimento de Lula

Em 2018, Haddad teve 29,3% dos votos no primeiro turno. Já este ano, Lula conquistou 19,1 pontos percentuais a mais, marcando 48,4%. Em número de votos, são 25,7 milhões de novos votos.

O maior ganho de Lula foi no Sudeste: 23 pontos a mais. Em seguida, no Sul: 17 pontos. Embora tenha perdido para Bolsonaro nessas duas regiões, Lula estreitou muito a margem de diferença, o que foi fundamental para chegar ao fim do primeiro turno em primeiro lugar.

No Sudeste, o maior ganho lulista foi no Rio de Janeiro, em São Paulo e no sul de Minas Gerais. As capitais desses estados tiveram grande alta de Lula: avanço de 31 pontos percentuais no Rio e de 28 pontos em São Paulo e Belo Horizonte.

Onde Lula ganhou mais votos -  -

No Sul, os maiores crescimentos do PT ocorreram no sul do Rio Grande do Sul, além da capital do estado, Porto Alegre, e Florianópolis, capital de Santa Catarina.

Já no Nordeste, Lula avançou menos que sua média nacional: fez 16 pontos percentuais a mais do que Haddad em 2018.

A exceção é o Ceará, onde Lula subiu 33 pontos. O crescimento ocorreu às custas da derrocada de Ciro Gomes (PDT) no estado, que é seu principal reduto eleitoral. Em 2018, Ciro liderou no primeiro turno no Ceará. Em 2022, o estado migrou massivamente para o PT. É um sinal de que grande parte da migração de votos de Ciro para Lula já aconteceu no primeiro turno.

O PT só perdeu votos em 2% das cidades brasileiras.

O crescimento de Bolsonaro

Jair Bolsonaro caiu de 46% dos votos no primeiro turno de 2018 para 43,2% neste ano. Apesar da queda percentual, o presidente teve 1,8 milhão de votos a mais. Isso se explica por dois fatores: o crescimento no número de eleitores em relação a quatro anos atrás e a queda de brancos e nulos para o menor patamar já registrado em uma eleição presidencial.

Em termos regionais, Bolsonaro cresceu no Norte (de 43% para 45,5%) e no Nordeste (de 25,9% para 27%). No Norte, os destaques são Roraima e o sul do Pará. No Nordeste, o Ceará (também abocanhando parte dos votos de Ciro Gomes), Sergipe e Maranhão.

Já no Sudeste, Centro-Oeste e Sul, Bolsonaro saiu enfraquecido em relação a 2018, perdendo terreno para Lula. Em todas essas três regiões, perdeu pontos percentuais. Mas conseguiu alguns ganhos locais.

Onde Bolsonaro ganhou mais votos -  -

No Sul, avançou em uma faixa que vai do sudoeste do Paraná, passando pelo oeste de Santa Catarina, até o noroeste do Rio Grande do Sul. No Sudeste, aumentou o percentual de votos no Vale do Ribeira, em São Paulo, região onde o presidente nasceu, e no norte de Minas, área que tem um perfil de voto presidencial mais parecido com o Nordeste. No Centro-Oeste, Bolsonaro cresceu no norte de Mato Grosso.

Em quatro de cada dez cidades brasileiras, o percentual de votos de Bolsonaro caiu. A maior queda foi na pequena Treviso (SC): 75% em 2018, contra 54% em 2022.

Já em números absolutos, a cidade do país onde Bolsonaro mais perdeu votos é o Rio de Janeiro, reduto eleitoral do presidente e seus filhos e onde teve 235 mil votos a menos.

Desempenho por tamanho das cidades

Quanto maior o porte da cidade, maior foi o ganho de Lula e a perda de Bolsonaro em comparação com os resultados de 2018. Em cidades acima de 500 mil habitantes, Lula avançou 25 pontos, enquanto Bolsonaro caiu 6 pontos.

Já em cidades com mais de 150 mil habitantes até 500 mil, Lula subiu 21 pontos, Bolsonaro perdeu 5. Nos municípios com mais de 50 mil até 150 mil pessoas, Lula cresceu 17,5 pontos, Bolsonaro diminuiu 2.

E nas menores cidades do país, com até 50 mil moradores, Lula teve seu menor crescimento, de 13 pontos. Já Bolsonaro avançou 0,7 ponto.