Topo

Barros ataca Moraes por vetar investigação: 'Virou cabo eleitoral de Lula'

Colaboração para o UOL

14/10/2022 09h21

O deputado federal Ricardo Barros (PP) criticou hoje o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Alexandre Moraes, por ter vetado inquéritos contra institutos de pesquisas. Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), ele afirmou que Moraes virou um cabo eleitoral de Lula (PT).

"Não pode ser monocrático isso. Esse abuso de autoridade é do STF e do TSE. E especialmente do ministro Alexandre de Moraes. Ele infelizmente virou um cabo eleitoral do Lula descarado e não consegue se conter no momento em que precisa ser magistrado e não ativista político", criticou Barros em participação no UOL News desta sexta-feira (14).

Barros também criticou o STF por agir com "corporativismo". Segundo ele, os ministros defendem decisões monocráticas dos colegas.

"O Moraes gosta de tomar decisões monocráticas no inquérito eterno das fake news e não coloca para apreciação de ninguém. Os colegas dele são constrangidos e não têm oportunidade de contestar. Aliás, por corporativismo, o STF acaba querendo apoiar decisões monocráticas dos outros e cometem atentados contra democracia", afirmou o deputado.

Barros é autor de um projeto de lei que tenta criminalizar as pesquisas. Essa proposta ainda não avançou no Congresso.

Bolsonarismo tenta achar narrativa contra resultado das urnas, diz presidente do PSOL

Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL e integrante da campanha de Lula, respondeu às declarações de Barros. Ele afirmou que esses ataques são uma estratégia bolsonarista para justificar uma possível derrota nas urnas.

"É um desrespeito com a corte eleitoral brasileira e alimenta a mobilização que Bolsonaro e seguidores fazem contra a justiça eleitoral. Eles estão preparando uma narrativa que houve parcialidade na justiça eleitoral. Não conseguiram encontrar problemas nas urnas, então vão tentar encontrar outra narrativa", afirmou Juliano.

O líder do PSOL também defendeu os institutos. "Pesquisas refletem o que é a opinião das pessoas em um determinado momento. Eles não dizem quem vai vencer a eleição. Eles apenas refletem fotografia do momento. A gente sabe como muda a decisão do eleitor".

Barros: Bolsonaro vai ao debate para defender o governo dele; adversário é a crise

Barros também comentou sobre o primeiro debate do 2º turno da eleição presidencial, que ocorrerá neste domingo (16). Ele contou que a estratégia de Bolsonaro será defender o próprio mandato.

"Acredito que o presidente vai com muita tranquilidade defender governo. O presidente fez um governo positivo, apesar da crise. O Brasil tem se saído melhor do que outros países na crise. E o presidente tem muito a falar ao Brasil para comparar com o governo do ex-presidente em realizações e lucro das estatais", explicou Barros.

O deputado admitiu que há uma crise econômica, mas afirmou que o presidente está lidando bem com ela. E disse que essa crise é o principal adversário do Bolsonaro. "Qualquer outro candidato contra Bolsonaro capitalizaria insatisfeitos. Quem vota para mudar, vota no outro candidato. Nosso adversário é a crise, não o Lula".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: