Datafolha: Lula tem 53% dos votos válidos e Bolsonaro, 47%
Pesquisa Datafolha realizada com entrevistas presenciais, contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, divulgada nesta sexta-feira (14), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% das intenções de votos válidos —ou seja, quando são excluídos brancos e nulos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 47%.
Houve estabilidade entre os dois candidatos em relação ao levantamento anterior.
Nos votos totais, Lula tem 49% e Bolsonaro, 44%. Brancos e nulos são 5% e não sabe ou não respondeu, 1*%.
O levantamento é o segundo do instituto sobre a disputa do segundo turno entre os dois candidatos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Juntos, Lula e Bolsonaro dominaram a ampla maioria do eleitorado e conquistaram mais de 91% dos votos válidos —quando são desconsiderados os brancos e nulos - para presidente no primeiro turno das Eleições 2022.
O ex-presidente ficou em primeiro lugar e recebeu 57.259.504 votos, o que representa 48,43% dos votos válidos. Bolsonaro alcançou 43,20% dos votos válidos, com 51.072.345 votos. A diferença entre a votação do candidato à reeleição para o seu concorrente foi de pouco mais de 6 milhões de votos.
Simone Tebet (MDB), com 4,16%; Ciro Gomes (PDT), com 3,04%; e Soraya Thronicke (União), com 0,51%, completaram as cinco primeiras posições no pleito no último domingo (2).
Registrada sob o número BR-01682/2022, a pesquisa ouviu 2.898 entrevistados em 180 municípios entre quinta-feira (13) e esta sexta (14). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O custo da pesquisa é de R$ 385.874,00.
Cenário estimulado - Votos válidos
- Lula (PT): 53%
- Jair Bolsonaro (PL): 47%
Cenário estimulado - votos totais
- Lula (PT): 49%
- Bolsonaro (PL): 44%
- Brancos e nulos: 5%
- Não sabe ou não respondeu: 1%
Sobre o instituto
O Datafolha é um instituto de pesquisas ligado ao jornal Folha de S.Paulo. O instituto só realiza pesquisas eleitorais financiadas por grupos de comunicação. As pesquisas geralmente são feitas abordando entrevistados em pontos de grande fluxo de pessoas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.
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