Topo

Josias: 'Pintou um clima' mostra que língua do Bolsonaro atira no pé dele

Do UOL, em São Paulo

16/10/2022 19h24Atualizada em 16/10/2022 21h18

O colunista do UOL Josias de Souza comentou hoje, durante o UOL Eleições 2022, a repercussão das últimas falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre meninas venezuelanas. A declaração viralizou nas redes sociais neste fim de semana.

A expectativa é que o tema seja abordado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no debate, realizado hoje, às 20h, em parceria do UOL, com a Folha de S.Paulo, TV Bandeirantes e TV Cultura.

A declaração de Bolsonaro ocorreu durante uma entrevista que o chefe do Executivo deu a um podcast na sexta-feira (14), na qual o candidato à reeleição diz que encontrou, em 2021, adolescentes da Venezuela "arrumadas para ganhar a vida" em São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal, insinuando prostituição infantil. Nessa entrevista, o presidente também se referiu ao episódio dizendo que "pintou um clima".

"A língua do Bolsonaro precisa fazer as pazes com o pé dele. A língua está atirando contra o pé dele com muita frequência. Ele falou mal de urna para embaixadores estrangeiros, depois fez um comício em Londres durante o funeral da Rainha, utilizou a tribuna da ONU como palanque eleitoral e agora esse episódio. Uma visita que ele fez na periferia de Brasília, em abril do ano passado, e ele fez referência a isso na última sexta-feira, e ele claramente fez uma insinuação sexual", afirmou Josias.

Em outro momento, o colunista do UOL ainda comentou: "Que eles consigam debater, civilizadamente, algo que seja útil para o eleitor, para definir o voto".

Declaração de Bolsonaro viralizou nas redes sociais


No sábado (15), o deputado federal André Janones (Avante-MG), crítico de Bolsonaro e apoiador do petista, gravou um vídeo para repercutir as declarações do presidente.

Na madrugada deste domingo (16), Bolsonaro abriu uma live nas redes sociais para se defender das críticas de que tem sido alvo por causa das declarações sobre as meninas venezuelanas. Na live, o mandatário não explicou o que quis dizer com a expressão "pintou um clima", o presidente ainda acusou o PT de deturpar suas falas. "Sempre combati a pedofilia", completou.

Após a repercussão, o candidato à reeleição é alvo de ao menos três ações no Poder Judiciário por ter usado a frase "pintou um clima". Em razão disso, o presidente e seus aliados montam ofensiva contra adversários que usarem o episódio como arma eleitoral em favor do ex-presidente Lula.