Topo

Bolsonaro sobre Moro ao seu lado: 'Você nunca brigou em casa com o marido?'

Colaboração para o UOL, em Maceió

17/10/2022 00h45Atualizada em 17/10/2022 10h15

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) justificou a ida de Sergio Moro ao debate contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), promovido pelo UOL, ao fato de o ex-juiz da Lava Jato ser a pessoa "adequada" para auxiliá-lo sobre o tema corrupção.

Após o debate, Bolsonaro disse a jornalistas que Moro "é uma pessoa adequada para falar sobre corrupção", e minimizou o fato de o ex-juiz, agora senador, tê-lo acusado de interferir politicamente no comando da Polícia Federal, e também de ser uma pessoa sem credibilidade para falar sobre combate à corrupção.

Para Bolsonaro, suas divergências com Moro devem ser comparadas a uma briga entre o marido e a mulher, e ressaltou que as "convergências" entre eles "são maiores que as divergências".

"Você nunca brigou em casa com o marido? Uma briguinha. Acontece, divergências, mas nossas convergências são muito maiores", disse.

Moro rompeu com Bolsonaro quando pediu para deixar o Ministério da Justiça em abril de 2020. Na ocasião, ele acusou o presidente de tentar interferir na Polícia Federal.

Desde então, Sergio Moro fez reiterados ataques a Bolsonaro e acusou o atual chefe do Executivo de não ter cumprido promessas feitas em 2018 de atuar contra a corrupção.

Em janeiro, o ex-juiz postou no Twitter que Bolsonaro "mentiu que era a favor da Lava Jato, mentiu que era contra o Centrão, mentiu sobre vacinas, mentiu sobre a Anvisa e o Barra Torres". E completa: "Não é digno da Presidência".

À época, Moro era cotado como possível candidato à presidência da República, até desistir do pleito. Ao se lançar candidato ao Senado pelo Paraná, o ex-magistrado buscou se reaproximar de Jair, e ignorou os ataques feitos pelo presidente a ele.

Hoje, ao falar com jornalistas, Moro negou que esteja buscando um novo cargo no governo, em uma eventual reeleição de Bolsonaro. "Não tenho intenção de integrar o poder Executivo e não fui convidado para isso", falou.

Questionado sobre o fato de ter acusado Jair Bolsonaro de tentar intervir na PF, Moro abandonou a entrevista.