Topo

Organizador rebate Bolsonaro sobre ter traficantes na ida de Lula ao Alemão

Lula e Bolsonaro ficaram longe do púlpito na maior parte do debate na Band - Renato Pizzutto/Band
Lula e Bolsonaro ficaram longe do púlpito na maior parte do debate na Band Imagem: Renato Pizzutto/Band

Colaboração para o UOL, em Maceió

17/10/2022 00h22

O ativista Rene Silva, criador do Voz da Comunidade e um dos responsáveis pela visita do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Complexo do Alemão na última quarta-feira (12), rebateu a fala do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) sobre "só ter traficantes" no evento com o petista na favela localizada na zona norte do Rio de Janeiro.

Durante debate promovido pelo UOL, Folha e Band, Bolsonaro errou o nome da comunidade visitada por Lula ao dizer que seu adversário visitou o Complexo do Salgueiro, que fica em São Gonçalo, para, em seguida, dizer que "não tinha um policial" no evento, "só traficante".

"Eu conheço o Rio de Janeiro, o senhor esteve no Complexo do Salgueiro. Não tinha um policial do seu lado, só traficante. Tanto é verdade sua afinidade com traficantes e bandidos que nos presídios do Brasil, cada cinco votos, você teve quatro votos", declarou.

Nas redes sociais, Rene Silva criticou a declaração de Jair Bolsonaro, classificada por ele como preconceituosa. Para o ativista, a fala do candidato é porque "ele não gosta de pobre", e reiterou que "favelado não é bandido".

Rene ressaltou que as pessoas que prestigiaram a ida de Lula ao Alemão "são milhares de trabalhadores de várias favelas do Rio", e detacou a presença de viaturas da Polícia Militar do estado no ato.

"Bolsonaro disse agora há pouco no debate que o Lula caminhou com traficantes no Complexo do Alemão. É mentira! Foram milhares de trabalhadores de várias favelas do Rio. Bolsonaro disse que não tinha um policial. Outra mentira! As viaturas da Polícia Militar estavam lá", publicou no Twitter.

Lula nega presença de 'bandidos'

Ao rebater a acusação de Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva negou que houvesse "bandidos na passeata" no Complexo do Alemão, mas, sim, "mulher e homem que trabalham". Ainda, o petista alfinetou o adversário ao lembrar que um vizinho de Bolsonaro foi preso com armas em casa.

Lula fez referência ao ex-PM Ronnie Lessa, acusado de assassinar a vereador Marielle Franco, em 2018. Lessa foi preso em 2019 no mesmo condomínio em que vive Bolsonaro, em uma área nobre do Rio, com "um verdadeiro arsenal", segundo informou o Ministério Público à época.

"Não tinha bandido na passeata: tinha mulher e homem que trabalham. Os bandidos você sabe onde estavam. Tinha um vizinho seu que tinha cem armas dentro de casa. Esse não era da favela do Complexo do Alemão", retrucou.

Lula no Alemão

Lula foi ao Complexo do Alemão na última quarta. Pela manhã, reuniu-se com lideranças comunitárias para tratar de projetos sociais, política de armas, cultura e segurança pública. Depois, fez uma caminhada de cerca de 1 hora pela Estrada de Itararé.

Com o prefeito Eduardo Paes (PSD) e do deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), candidato derrotado ao governo do estado, o cortejo andou por quase 2km com um dos maiores públicos do petista nas diferentes idas ao estado. Ao final, no trio, ao lado da família da ex-vereadora assassinada Marielle Franco (PSOL), ele relacionou a morte aos "milicianos que Bolsonaro apoia".

O estado se tornou uma das prioridades de Lula neste segundo turno, junto a São Paulo e Minas Gerais. O objetivo da campanha é tentar diminuir a distância de mais de dez pontos a favor de Bolsonaro.

Lula foi com escolta e reforço da PMERJ

Conforme o UOL Confere mostrou, é falso que Lula esteve na favela sem escolta. A segurança dos candidatos à presidência é feita pela Polícia Federal. O homem que aparece atrás de Lula na foto do post que afirma que ele estava sem segurança é o delegado da PF Alexsander Castro Oliveira.

Ele é o chefe operacional da segurança de Lula durante a campanha. Mais de 30 agentes da PF participaram da escolta do petista no Complexo do Alemão. A informação falsa foi publicada pela página Brasil Sem Medo.

Outro delegado da PF também estava em cima do carro acompanhando Lula, Andrei Augusto Passos Rodrigues. Ele é o coordenador da segurança do petista.

A segurança no trajeto do evento também foi reforçada pela PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) como é possível ver que havia viatura nas fotos do evento.

lula - Érica Martins/Estadão - Érica Martins/Estadão
Mais de 30 agentes da PF participaram da escolta do candidato. Além disso, havia viaturas da PM no local
Imagem: Érica Martins/Estadão