Reinaldo: Lula não ter explorado fala sobre 'pintou um clima' é erro tático
No UOL News de hoje, o colunista do UOL Reinaldo Azevedo analisou a participação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no debate presidencial promovido pelo UOL, em parceria com Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura ontem (16). Para o analista, Lula e o PT erraram ao questionar Bolsonaro sobre sua fala de ter "pintado um clima" com meninas venezuelanas.
"Um senhor a caminho dos 70 anos diz que pintou um clima entre meninas de 14 e 15 anos com ele. Tudo indica que o clima era na cabeça dele. Aí ele acusa as meninas de pertencerem a um prostíbulo e gente que mora lá diz que não é. Essa questão deveria ter sido explorada pelo ex-presidente e acho inaceitável não ter sido. Acho um erro tático do debate", disse.
O colunista do UOL ainda disse não concordar com a decisão do ministro Alexandre de Moraes em ordenar a retirada do ar do vídeo divulgado pelo PT. A filmagem apontava que a fala de Bolsonaro e o encontro com as meninas é um fato incontestável.
Para Reinaldo, Lula poderia ter incomodado mais e tentado desequilibrar Bolsonaro no debate, mas tocou superficialmente nos temas considerados mais delicados. "Ele falou da questão da pedofilia envolvendo as meninas venezuelanas, mas ele tocou apenas lateralmente no caso. Ainda deu a Bolsonaro a chance de ler o despacho do Alexandre de Moraes que mandou o PT tirar o vídeo do ar. O Lula não tocou nesse assunto", analisou.
Reinaldo: Não há contexto que mude o que Bolsonaro disse sobre venezuelanas
"Não há contexto que mude o que o Bolsonaro disse. O contexto só piora, não melhora. Ele disse que chegou e as menininhas de 14 e 15 anos estavam arrumadas e que 'pintou um clima'. Ele falou isso! Me diga qual é o contexto que pode melhorar isso para um senhor que diz uma coisa asquerosa como essa?", questionou durante participação no UOL News.
Reinaldo Azevedo ainda se mostrou indignado com o caso. "É um senhor de 70 anos que faz digressões absolutamente asquerosas envolvendo meninas dois anos mais velhas do que a filha dele, de 12 anos. Não tenho palavras como brasileiro, cidadão interessado nas leis e pai de meninas."
Reinaldo: Presença de Moro é comprovação de que Lula foi perseguido desde o começo
"Presença do Moro ali era a comprovação de que o Lula foi perseguido desde o começo. Era a comprovação e o 'CQD', como se diz na matemática. Era o 'como queríamos demonstrar', Moro está aqui. O Moro que condenou o Lula, o Moro que decretou a prisão do Lula logo depois de negar habeas corpus", disse o colunista do UOL.
Reinaldo ainda questionou a briga de Moro com Bolsonaro, ocasião em que o ex-ministro afirmou que o presidente interferia na Polícia Federal, e disse que o ex-juiz estava voltando para a cena do crime. "Moro sim volta à cena do crime e está ao lado do presidente, confirmando que desde o começo era uma questão pessoal e a questão fundamental para ele era o PT."
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.