Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Lula exagera sobre empregos e presídios e acerta sobre atraso de vacina

16.10.2022 - Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro debate entre os concorrentes do 2º turno das eleições presidenciais, promovido por UOL, Folha, Band e TV Cultura - ANDRé RIBEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
16.10.2022 - Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro debate entre os concorrentes do 2º turno das eleições presidenciais, promovido por UOL, Folha, Band e TV Cultura Imagem: ANDRé RIBEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

16/10/2022 23h01

O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exagerou ao citar dados de geração de empregos e criação de presídios federais e acertou ao afirmar que houve atrasos na compra de vacina contra covid-19. As declarações foram dadas no primeiro debate com Jair Bolsonaro (PL), com quem disputa o segundo turno.

Confira os destaques do UOL Confere sobre a fala do candidato petista no debate:

Quando governei, de 2003 a 2010, fizemos a maior política de inclusão social que a história desse país conheceu. Nós geramos 22 milhões de empregos."

Exagerado. No ano de 2002, quando Lula foi eleito pela primeira vez, o número de empregos formais era de 28.683.913 (28 milhões). Em 2010, último ano do segundo mandato do petista, o número de empregos formais era de 44.068.355 (44 milhões). Nesse período, portanto, o número de empregos formais a mais foi de 15.384.442 (15 milhões), e não 22 milhões, como disse o candidato. Os dados são do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) elaborado pelo Ministério do Trabalho e divulgado em novembro de 2021.

Eu que fiz prisão de segurança máxima. Cinco."

Exagerado. O Brasil tem cinco presídios federais, quatro deles foram construídos e inaugurados durante os mandatos de Lula. A primeira prisão federal, construída em Catanduvas (PR), foi anunciada por Lula em 2003 e inaugurada em 2006. A segunda prisão federal foi a de Campo Grande (MS), inaugurada também em 2006. A terceira unidade, em Porto Velho (RO), foi inaugurada em 2008, durante o segundo mandato do petista. O presídio de Mossoró (RN) foi inaugurado em 2009, também durante o segundo mandato de Lula na presidência. A quinta prisão federal, que fica no Distrito Federal, foi inaugurada em 2018, portanto, durante o governo Michel Temer. A prisão começou a ser construída em 2014 durante o mandato de Dilma Rousseff.

O senhor atrasou a vacina."

Verdadeiro. Em depoimento à CPI da Covid, o CEO da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, informou que o governo brasileiro ignorou três ofertas para aquisição de vacinas em agosto de 2020, e que as negociações haviam começado em maio. Murillo estimou que, se um dos acordos tivesse sido fechado, o país teria recebido as primeiras remessas do imunizante já em dezembro de 2020, e somaria, até o segundo trimestre de 2021, cerca de 18,5 milhões de doses.

O relatório final da CPI indica que, no fim de maio de 2020, o governo federal anunciou parceria com a AstraZeneca e a Universidade de Oxford para produção de imunizantes contra a covid-19. Na mesma época, a Pfizer e o Instituto Butantan procuraram o Ministério da Saúde oferecendo imunizante, mas houve demora na resposta.

"Os depoimentos dos representantes da Pfizer e do Instituto Butantan deixam claro que a aquisição de imunizantes não foi uma prioridade do Ministério da Saúde, que postergou ao máximo a conclusão das negociações", diz o documento.

O Brasil tem 3% da população mundial. E o Brasil teve 11% das mortes da pandemia no mundo."

Verdadeiro. De acordo com projeção do IBGE, a população brasileira é de aproximadamente 215 milhões de pessoas. Segundo o relatório "World Population Prospects'' da Organização das Nações Unidas, a população mundial deve chegar a 8 bilhões de pessoas em novembro de 2022. A população brasileira corresponde a aproximadamente 2,69% desse total.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, até o dia 14 de outubro de 2022, foram reportadas 687.026 mortes por covid-19 no Brasil de um total de 6.543.138 mortes pela doença no mundo, o que representa 10,5% dos óbitos --como o número refere-se a pessoas, consideramos 11 a cada 100.

Você colocou em sigilo seu cartão de vacina para ninguém saber se você tomou ou não tomou."

Verdadeiro. Em janeiro de 2021, o governo impôs sigilo de 100 anos para o cartão de vacinação de Bolsonaro. O sigilo no cartão de vacinação foi revelado após a coluna do jornalista Guilherme Amado, da revista Época, realizar pedido de acesso à carteira via LAI (Lei de Acesso à Informação). Segundo a assessoria da presidência, o sigilo foi baixado porque os dados "dizem respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem" de Bolsonaro.

Em 2010 teve a gripe H1N1. Em três meses nós vacinamos 80 milhões de pessoas."

Verdadeiro. A primeira etapa da campanha de vacinação contra a H1N1 começou em março de 2010. Em junho daquele ano - três meses depois - o Ministério da Saúde anunciou que tinha ultrapassado a meta de vacinação (que era de atingir 80% do público-alvo) e imunizado 88%, o que correspondia a 81 milhões de pessoas.

Foi no nosso governo o menor desmatamento da Amazônia. Foi no nosso governo."

Verdadeiro. Considerando que o dizer "nosso" Lula se refere ao período do PT no governo (de janeiro de 2003 a agosto de 2016), a declaração é verdadeira. No entanto, vale ressaltar que a menor taxa de desmatamento anual na Amazônia foi registrada em 2012, no governo da petista Dilma Rousseff, de acordo com a série histórica do PRODES, do Inpe. Naquele ano a taxa de desmatamento da Amazônia Legal foi de 4.571 km2.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.