Topo

Fux elogia Moraes e diz que 'vozes da rua já não gritam' contra democracia

Do UOL, em Brasília

18/10/2022 17h22Atualizada em 18/10/2022 18h06

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux afirmou hoje (18), em sessão solene no Congresso Nacional, que o processo eleitoral brasileiro tem sido conduzido dentro das regras constitucionais. O magistrado disse ainda que o país enfrenta divergências político-partidárias, mas que "as vozes das ruas, há algum tempo, não gritam palavras de ordem contra os valores democráticos".

"Nas últimas semanas, temos vivido o processo eleitoral absolutamente estável e operacionalizado dentro das regras constitucionais pela Presidência do TSE. Por óbvio, divergências político-partidárias são naturais em qualquer sociedade plural, mas é importante assinalar que as vozes das ruas, há algum tempo, já não gritam palavras de ordem contra os valores democráticos", disse.

Fux foi homenageado nesta tarde pelo período no qual conduziu a presidência da Suprema Corte, de setembro de 2020 a setembro de 2022. Ele recebeu a medalha Grã-Cruz da Ordem do Congresso Nacional. Participaram da cerimônia os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O ministro do STF Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Antonio Anastasia também estiveram na cerimônia.

Durante a solenidade, Pacheco exaltou o trabalho de Fux na Presidência do Supremo e citou a "disputa de narrativas" durante a pandemia da covid-19. "

Foram dois anos desafiadores, nos quais enfrentamos uma das maiores crises sanitárias da nossa história: a pandemia de Covid-19. Vivemos um tempo de imensas incertezas, em que houve disputa de narrativas, mas, o mais importante, tratou-se de um tempo de luta pela vida".

Lira, por sua vez, destacou a trajetória de Fux no universo jurídico "marcada pelos trabalhos e pela excelência".

"No biênio de sua presidência no STF, de setembro de 2020 a setembro de 2022, nossa nação experimentou acontecimentos políticos, econômicos e sociais que testaram a solidez das nossas instituições e a sabedoria de nossa autoridade", afirmou Lira.

Além de Fux, outras 427 personalidades já receberam a medalha, entre eles, os ministros do Supremo, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Também integram a lista de homenageados os ex-presidentes da República, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco, José Sarney e Juscelino Kubitschek.

A Ordem do Congresso Nacional. Criado pelo Decreto Legislativo 70 de 1972, o Conselho é integrado pelos Presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Além de vice-presidentes, secretários das duas Casas, líderes da Maioria e da Minoria e presidentes das Comissões de Constituição e Justiça e de Relações Exteriores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.