Topo

Agregador do UOL aponta distância pequena entre Lula e Bolsonaro; veja

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/10/2022 13h41Atualizada em 25/10/2022 16h44

Após a divulgação da pesquisa Ipec nesta segunda-feira (24), o Agregador de Pesquisas do UOL aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 47% a média das intenções de voto no segundo turno das Eleições 2022 para presidente. A vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 46%, é de apenas um ponto percentual.

O Agregador de Pesquisas do UOL é uma ferramenta criada pelo estatístico Neale El-Dash, do site Polling Data, que reúne pesquisas de opinião feitas por 20 empresas diferentes.

Na pesquisa Ipec divulgada nesta segunda, a margem de vantagem de Lula sobre Bolsonaro foi maior. O ex-presidente registrou 54% das intenções de votos válidos, contra 46% do atual mandatário.

Os números apontados pelo Agregador do UOL ainda não consideram os resultados das pesquisas presidenciais dos institutos Ipespe e Paraná Pesquisas, que foram divulgadas nesta terça-feira (25). Lula também apareceu na liderança de ambos os levantamentos.

O ex-presidente registrou 53% dos votos válidos no Ipespe, contra 47% de Bolsonaro; e, no Paraná Pesquisas, tem 50,2% contra 49,8%. Nas duas pesquisas, os candidatos estão empatados tecnicamente na margem de erro.

No primeiro turno das Eleições 2022, a vantagem do petista sobre o candidato à reeleição foi de pouco mais de 6 milhões de votos. Lula teve 48,43% dos votos válidos, com um total de 57.259.504 votos. Bolsonaro conquistou 43,20% dos votos válidos, ou 51.072.345 votos.

Próximas pesquisas para presidente

Três novas pesquisas eleitorais para presidente devem ser divulgadas nesta quarta-feira (26). Os levantamentos foram registrados na Justiça Eleitoral pelos institutos Quaest, PoderData e Futura.

Na quinta-feira (27), será a vez de Datafolha e Atlas divulgarem seus levantamentos sobre o segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

No sábado (29), véspera do dia da votação, ao menos seis novas pesquisas presidenciais devem ser divulgadas. Os levantamentos são dos institutos Datafolha, Ipec, Quaest, Atlas, MDA e Paraná Pesquisas.