Topo

OPINIÃO

Josias: QG de Bolsonaro diz que Guedes é quinta coluna e estragou 2º turno

Colaboração para o UOL

28/10/2022 09h58

O colunista do UOL Josias de Souza analisa que bolsonaristas veem Paulo Guedes como responsável por estragar a campanha de Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno.

Recentemente, o ministro da economia cometeu uma gafe ao falar que o governo do presidente rouba menos do que o governo de Lula (PT) — o que, segundo Josias, caracterizou um "sincericídio".

"Ele cometeu um acerto ao dizer que no governo Bolsonaro também se rouba. A minha dúvida é se rouba menos. Fundamental é esse raciocínio do Guedes: rouba-se no governo Bolsonaro. Uma vez na vida, Paulo Guedes disse uma grande verdade", opinou Josias.

O colunista trouxe ainda a impressão de bastidores sobre o impacto da exposição dos planos do ministro da economia para um segundo mandato.

"Pessoas estão dizendo que Paulo Guedes estragou o 2º turno do bolsonaro. Essa é a voz corrente no comitê do Bolsonaro, porque vazaram os planos tóxicos dele que jogaram Bolsonaro na defensiva", lembrou Josias, citando por exemplo o projeto que Guedes cogitava para o salário mínimo.

Debate da Globo: "Bolsonaro precisa de goleada"

Josias fez uma metáfora com futebol para explicar como Lula e Bolsonaro chegam para o debate da Rede Globo desta sexta-feira (28).

Eles estão chegando ao debate da Globo com condições bem distintas. Bolsonaro realmente precisaria derrotar o Lula de goleada nesse debate para que alguma coisa aconteça. E é improvável que isso ocorra. Lula vai para administrar vantagem e joga pelo 0 a 0. A hipótese de um bolsonarista ou petista virar a casaca, a 48 horas da eleição, é tão improvável quanto a chance de um corintiano se inscrever na Mancha Verde.

Lavareda: "Virada de Bolsonaro é quase impossível"

Para o cientista politico e presidente do Conselho Científico do Ipespe, Antonio Lavareda, é "praticamente impossível" que Bolsonaro (PL) consiga uma virada contra o ex-presidente Lula (PT) na eleição presidencial deste domingo (30). Ele entende que as pesquisas já sinalizaram uma vitória petista e nem mesmo o debate de hoje conseguirá mudar o cenário.

"É muito difícil, praticamente impossível, haver inversão na última semana de uma eleição de 2º turno. Pesquisas assinalaram um avanço, uma recuperação da margem do Lula sobre Bolsonaro. Na média das pesquisas, a diferença de Lula é de 5,8 [pontos percentuais]. Essa diferença era menor (5,2) na semana passada. Arredondando, isso significa um ponto", observou Lavareda no UOL News desta sexta-feira (28).

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Assista à íntegra do programa: