Topo

Lula chama Bolsonaro de descompensado, e Bonner vira alvo do presidente

Do UOL, em São Paulo, no Rio e em Brasília*

28/10/2022 21h59Atualizada em 28/10/2022 23h40

Candidato do PT ao Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamou o atual governante e concorrente à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), de "descompensado" e "mentiroso" durante o debate na TV Globo, o último antes do segundo turno, no domingo (30).

O chefe do Executivo federal contra-atacou com uma ironia sobre a anulação de processos contra Lula. Sobrou até para o jornalista e mediador do debate, William Bonner, no assunto —ele acabou fazendo um esclarecimento sobre o tema depois.

"Parece que meu adversário está descompensado. Porque ele é um samba de uma nota só. Estou dizendo que mentiroso é o presidente Bolsonaro, que mentiu 6.498 vezes durante seu mandato. E que, só nos programas de televisão, nós conseguimos 60 direitos de respostas das mentiras que ele conta. É isso", provocou Lula.

O petista também mencionou a reportagem do UOL que aponta os 51 imóveis que a família do presidente comprou com pagamentos parciais em dinheiro vivo. Bolsonaro retrucou.

Na réplica, Bolsonaro ironizou a anulação dos processos da Operação Lava Jato nos quais o rival foi condenado e, em tom de deboche, lembrou que o William Bonner, ao entrevistar Lula no Jornal Nacional, disse que ele não devia mais nada à Justiça.

"Processo por corrupção para cima de mim, Lula? Qual é? Fala de mim. Ô Lula, você dizer que foi absolvido? Só se foi pelo Bonner, se ele vai repetir aqui que você foi absolvido", declarou.

"Acho que o Bonner vai ser indicado, em um possível governo teu, para ser ministro do Supremo Tribunal Federal. Você foi descondenado, Lula, por um amigo do Supremo Tribunal Federal, que achava que você seria julgado em Brasília, e não em Curitiba. Você é um bandido, Lula", completou Bolsonaro.

Bonner responde. Ao fim do bloco, Bonner acabou fazendo um esclarecimento, como se fosse um "direito de resposta", depois de ter sido citado por um dos candidatos.

O mediador afirmou que, "como jornalista", "não diz coisas da cabeça" e declarou que as decisões que livraram Lula das condenações da Lava Jato foram proferidas pelo STF.

"Como fui citado pelo candidato Bolsonaro, me permita fazer um esclarecimento muito breve. Eu, de fato, disse, na entrevista do 'Jornal Nacional' [telejornal da TV Globo], que o candidato Lula não deve nada à Justiça. Mas, como jornalista, eu não digo coisas da minha cabeça. Eu disse isso baseado em decisões fundamentadas do Supremo Tribunal Federal. Eu queria só fazer esse esclarecimento, lembrando que, inclusive, algumas dessas decisões são bem recentes", respondeu Bonner.

Ainda no início da sua fala, Bolsonaro já tinha alfinetado a Globo. Enquanto perguntava para Lula, o candidato à reeleição afirmou que "o sistema todo está contra" ele, inclusive uma "grande rede de televisão" —quando levantou as mãos para cima, indicando falar da emissora que organiza o debate.

Promessa de aumento no salário mínimo. A dois dias do segundo turno, Bolsonaro prometeu durante o debate da TV Globo que, se reeleito, vai aumentar o salário mínimo para R$ 1.400 no ano que vem.

O tema referente ao salário mínimo gerou uma discussão acalorada logo no começo do programa. Sorteado para fazer a primeira intervenção, Bolsonaro indagou sobre a propaganda eleitoral gratuita do adversário e rebateu alegações de que teria a intenção de congelar o salário mínimo e dar fim ao pagamento de horas extras.

Na versão do postulante à reeleição, Lula teria veiculado tais acusações nas propagandas de TV e rádio com o objetivo de atacar o oponente.

No Brasil, o salário mínimo —hoje em R$ 1.212— também serve de referência para aposentadorias, pensões e outros benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O petista reagiu: "Por que não aumentou o salário mínimo acima da inflação nos quatro anos do seu governo?".

O petista ainda chamou Bolsonaro de "mentiroso" e, em tom de ironia, afirmou que ele estaria "descompensado".

Ao longo dos últimos dias, Lula, o seu partido foi à televisão e [usou] inserções de rádio para dizer que eu não ia reajustar o mínimo, que eu não ia reajustar as aposentadorias, e também que eu ia acabar com o décimo terceiro, com as férias e com as horas extras. Tu confirma isso? Fim do décimo terceiro, fim das horas extras e também das férias? Mentiroso. Não vai responder? Não vai responder sobre os teus programas eleitorais gratuitos?
Jair Bolsonaro, em fala no debate da TV Globo

Parece que meu adversário está descompensado. Porque ele é um samba de uma nota só. Estou dizendo que mentiroso é o presidente Bolsonaro, que mentiu 6.498 vezes durante seu mandato e que, só nos programas de televisão, nós conseguimos 60 direitos de respostas das mentiras que ele conta. É isso
Então, é o seguinte presidente. Diga um pouco a verdade. Se quiser um tempo eu dou um tempo, descansa e conversa com sua assessoria para fazer um debate aqui pensando no futuro desse país
Luiz Inácio Lula da Silva, em resposta no debate

*Em São Paulo: Ana Paula Bimbati, Gilvan Marques, Isabella Cavalcante, Rafael Neves e Wanderley Preite Sobrinho
No Rio: Carla Araújo, Felipe Pereira, Lola Ferreira e Lucas Borges Teixeira
Em Brasília: Camila Turtelli, Gabriela Vinhal e Hanrrikson de Andrade