Topo

Quem está ganhando debate na Globo? Colunistas do UOL avaliam 3º bloco

Do UOL, em São Paulo

28/10/2022 23h22Atualizada em 29/10/2022 02h00

O terceiro bloco do debate entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa presidencial, transmitido pela TV Globo, chegou ao fim. Os colunistas do UOL José Roberto de Toledo, Alberto Bombig, Thais Oyama e Leonardo Sakamoto analisaram quem saiu vencedor nessa terceira etapa.

Após o debate, os colunistas do UOL se reúnem novamente para analisar os principais momentos, além do desempenho dos candidatos Lula e Bolsonaro em todo o debate.

Confira a análise dos colunistas do UOL sobre o debate na TV Globo:

José Roberto de Toledo:

"Vou voltar ao meu ponto, não é uma questão de quem foi mais ou menos brilhante. A atitude do Bolsonaro é muito ruim do ponto de vista de presença de público, não olha para a câmera, não olha para o olho das pessoas, fica perdido, não consegue dar foco, se desequilibra, quase caiu no palco, nunca tinha visto isso. Passou a maior parte do tempo tratando de um assunto que é ruim para ele e falando para o público errado. Ele tinha que estar falando para pobres, gente que não vota nele, não adianta ele ficar reforçando o voto de quem já vota nele. Então eu acho, sinceramente, que esse debate não vai servir para nada para o Bolsonaro. Ele precisa tirar seis pontos, são sete milhões de votos, eu duvido que ele tenha ganho 700 mil votos."

Thais Oyama:

Eu reitero o que eu falei, eu acho que está evidente que esse debate não está servindo para o que os candidatos gostariam que servisse, ou seja, virar votos, trazer votos para um e tirar votos do outro. Isso não está acontecendo porque eu acho que, sobretudo, nenhum dos dois está colocando argumentos para as pessoas votarem neles. Lula só fala do passado, Bolsonaro na maior parte das vezes está nas cordas e se defendendo dos ataques do Lula. Então isso não vai fazer ninguém que está indeciso hoje, decidir por nenhum dos dois.

Alberto Bombig:

Acho que o Lula foi melhor. Questão do SUS é desfavorável ao Bolsonaro, corte de verbas para as mulheres, também muito desfavorável ao Bolsonaro. Estamos caminhando para um debate que favorece quem está ganhando nas pesquisas, que é o Lula.

Leonardo Sakamoto:

Eu fiquei, particularmente, surpreso com o desempenho do Lula no terceiro bloco. Eu achei que seguindo o padrão da Band, ele ia estar com aquele cansaço. Ele foi bem. Acho que do ponto de vista do desempenho, ele foi bem.