Topo

Quem venceu o segundo bloco do debate na Globo? Colunistas do UOL opinam

Do UOL, em São Paulo

28/10/2022 22h43Atualizada em 29/10/2022 01h03

O segundo bloco do debate entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa presidencial, transmitido pela TV Globo, chegou ao fim. Os colunistas do UOL José Roberto de Toledo, Alberto Bombig, Thais Oyama e Leonardo Sakamoto analisaram quem saiu vencedor nessa segunda etapa.

Após o debate, os colunistas do UOL se reúnem novamente para analisar os principais momentos, além do desempenho dos candidatos Lula e Bolsonaro em todo o debate.

Confira a análise dos colunistas do UOL sobre o debate na TV Globo:

Alberto Bombig:

Tem que apontar um vencedor? Se eu tivesse que apontar um vencedor, acho que esse tema do aborto foi [ruim] para o Lula. Bolsonaro puxou um pouco a discussão para o campo dele, acho que o Lula não agrada o eleitorado progressista, as mulheres que estão com ele quando ele tem que se colocar tão fortemente contra o aborto e joga em um campo que não agrada o eleitorado conservador. Acho que ele caiu em uma armadilha, aí, portanto, ele não foi bem esse segundo bloco.

Thais Oyama:

Eu fico com o Bombig, acho que esse foi o ponto fraco do Lula porque essa era uma pergunta que ele sabia que ia responder, isso tem sido a tônica do discurso bolsonarista desde o início e até agora. Portanto, se ele respondeu sem convicção, com medo de estar desagradando, como o Bombig lembrou, uma ala progressista do PT, é porque essa questão ainda é uma bola dividida inclusive, talvez, na cabeça dele. E ele deixou isso transparecer de uma maneira que eu não acho que vai ser boa para ele.

José Roberto de Toledo:

Eu vou divergir dos meus colegas e eu vou dizer que acho que o Bolsonaro não conseguiu fazer o que ele precisava fazer, que era conquistar novos eleitores. Ele falou para o público dele, que são os evangélicos, muito sensíveis a esse tema do aborto, o eleitorado religioso que já está majoritariamente com ele. De novo, a administração do tempo do Lula foi melhor do que Bolsonaro, ficou com a última palavra, conseguiu um direito de resposta e o Bolsonaro está ficando chato. Está muito repetitivo, ele está desagradável de se olhar.

Leonardo Sakamoto:

Eu acho que o Lula perde por pontos esse bloco. E não é só por conta dos temas, é porque o Bolsonaro levantou tanta bola para ele cortar. Eu achei que em vários momentos, principalmente na primeira questão, o Lula não aproveitou as oportunidades que foram colocadas para ele. Aí na segunda questão, ele mesmo se jogou para um tema que Bolsonaro nada de braçada, que é comportamento, costumes, e a questão do aborto e aí acho que ele acabou dançando.