Topo

Quem venceu o primeiro bloco do debate na Globo? Colunistas do UOL opinam

Do UOL, em São Paulo

28/10/2022 22h11Atualizada em 29/10/2022 00h22

O primeiro bloco do debate entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa presidencial, transmitido pela TV Globo, chegou ao fim. Os colunistas do UOL José Roberto de Toledo, Alberto Bombig, Thais Oyama e Leonardo Sakamoto analisaram quem saiu vencedor nessa primeira etapa.

Após o debate, os colunistas do UOL se reúnem novamente para analisar os principais momentos, além do desempenho dos candidatos Lula e Bolsonaro em todo o debate.

Confira a análise dos colunistas do UOL sobre o debate na TV Globo:

José Roberto de Toledo:

Eu acho que o Lula ganhou porque o Lula não precisa efetivamente ganhar, só basta ele não perder. Ele não perdeu, deu a última palavra e ainda teve um minuto a mais. Para mim, ele ganhou.

Thais Oyama:

Eu concordo com o Toledo, não foi um grande bloco, foi um bloco quase infantil com um acusando o outro de mentiroso, parecia uma briga de meninos, mas pela postura, pela gestão do tempo, e pelo fato de ter encerrado o bloco, encerrado porque teve uma boa gestão do tempo, eu acho que foi o Lula, sim.

Alberto Bombig:

O Lula [ganhou] na margem de erro ali. Achei o primeiro bloco muito fraco de ideias, propostas, qualquer coisa. O diálogo 'de surdos', acho que o Toledo usou essa expressão, mas o Bolsonaro mais nervoso, senti o Bolsonaro mais nervoso. E essa estratégia do Lula de não ficar perto do Bolsonaro, tanto que o Bolsonaro falou 'vem aqui'. Visivelmente o Bolsonaro ficou perdido, não sabia para que câmera ia, se ia para lá, ou ia para cá, e o Lula voltava lá para o cantinho dele e isso deu uma desequilibrada.

Leonardo Sakamoto:

Eu também acho que foi um bloco mais vazio, assim, comparado com outros, em relação às propostas, mas eu acho que o Lula ganha por mais inteligência emocional, digamos assim. Bolsonaro claramente ficou desestabilizado.