O colunista do UOL José Roberto de Toledo afirmou hoje, durante o programa do UOL que faz a análise do último debate presidencial promovido pela TV Globo, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o favorito para vencer as eleições. Toledo afirmou que a estratégia que deve ser adotada pelo petista é a de não cometer erros para que Jair Bolsonaro (PL) não tenha chances de uma virada.
"São dois candidatos que chegam em uma situação muito diferente no debate. Um está com o jogo ganho e só precisa não cometer erros para colocar sua perspectiva de vitória em risco", começou Toledo.
Na sequência, o colunista do UOL disse que Bolsonaro não pode continuar adotando a mesma estratégia que foi utilizada durante a campanha. Para ele, o atual presidente precisa de algo "extraordinário" para uma vitória.
"O outro [Bolsonaro] tem que fazer alguma coisa para mudar o jogo, não dá para continuar fazendo o que ele vem fazendo até agora porque a distância, quase todos os institutos sérios estão dando 6 pontos nos votos válidos, uma média de 53% a 47%. Para virar, precisa ter um fato realmente extraordinário nesse debate".
Por fim, Toledo fez uma analogia esportiva ao dizer que Lula deve adotar uma estratégia utilizada por velejadores para acompanhar seus adversários, sempre fazendo uma espécie de "sombra".
"Se o adversário vai para a direita, você vai para a direita. Se ele vai para a esquerda, você vai para a esquerda. Assim está sempre impedindo que ele avance".
Oyama: Time de Lula em debate tem maioria feminina; de Bolsonaro, só homens
"A primeira coisa que chama a atenção é o fato de que o ex-presidente Lula tomou o cuidado de levar na comitiva dele quatro mulheres e três homens. Têm a presidente [do PT] Gleisi, tem a Marina Silva, a Simone Tebet e também a mulher dele, a Janja. Então ele levou quatro mulheres, tomou esse cuidado, enquanto o presidente Bolsonaro parece ter feito questão de não levar nenhuma mulher", disse a colunista do UOL Thaís Oyama.
Na sequência, ela também destacou que Bolsonaro não deu a devida atenção para a participação feminina, e que também parece não se importar com isso. "Não é exatamente uma boa vitrine para ele, mas parece que o presidente não se preocupou com isso".
Confira a íntegra do programa de análise de debate do UOL:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.