Bolsonaristas se ajoelham e começam a rezar em Brasília após virada de Lula
O que era para ser um palco de comemoração de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) virou um cenário de lamentação e súplicas após a virada do adversário na disputa pela Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por volta das 18h40, o petista tomou a dianteira na apuração dos votos e, até 19h40, mantinha vantagem em relação ao postulante à reeleição.
Perto das 20h, o resultado foi confirmado: Lula foi eleito presidente da República. Bolsonaro é o primeiro candidato a tentar a reeleição e acabar derrotado nas urnas —antes dele, Fernando Henrique Cardoso, o próprio Lula e Dilma Rousseff conseguiram a renovação do mandato; em 1998, 2006 e 2014, respectivamente.
O apresentador que comandava o carro de som na Esplanada dos Ministérios, espaço reservado para comemoração dos bolsonaristas, chegou a pedir que o público se ajoelhasse e fizesse orações. Muitos começaram a chorar. Diante da decepção do público, o locutor declarou ainda que "as eleições não acabaram".
Vestidos em boa parte de verde e amarelo, apoiadores de Bolsonaro se reúnem no gramado em frente ao Congresso Nacional. A concentração começou por volta das 16h, quando a circulação de carros foi bloqueada no local. Antes disso, apenas o acesso à praça dos Três Poderes, estava bloqueado
Há dois caminhões de som no local. O som, no entanto, só foi ligado após as 17h.
Não há confirmação de que Bolsonaro venha ao local. Políticos aliados e personalidades entusiastas da candidatura à reeleição também não compareceram até o momento. A expectativa, no entanto, é que esse seja seu local de comemoração, em caso de uma virada na reta final da apuração.
Até 20h30, os apoiadores continuavam no local, apesar do clima melancólico, no aguardo de um possível pronunciamento de Bolsonaro.
Tentativa de despistar a imprensa. Um comboio saiu do Palácio da Alvorada, a residência oficial da chefia do Executivo, no início da apuração, em direção à Granja do Torto, casa do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Guedes, no entanto, negou que Bolsonaro estivesse no local. Com o resultado da eleição se aproximando do fim, auxiliares do presidente afirmaram que ele estava no Palácio da Alvorada. A expectativa é que ele fale após o resultado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.