Apuração para presidente no Sul: siga votação no RS, SC e PR
Os eleitores brasileiros do Sul foram às urnas neste domingo (30) escolher quem será o próximo Presidente da República na disputa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). É possível acompanhar pelo UOL como está a votação e quantas urnas já foram apuradas em cada estado da região. Basta clicar no link abaixo.
A região Sul carrega historicamente um eleitorado mais ligado ao conservadorismo representado nesta eleição por Bolsonaro. A exceção é o Rio Grande do Sul, que apresenta resultados variáveis entre eleições.
A disputa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta porcentagens bem diferentes nos estados brasileiros, segundo pesquisas.
Em virtude disso - e por conta da virada de Lula ao longo da votação no primeiro turno - um ponto importante na disputa do segundo turno é entender como está a apuração por estado. No primeiro turno, a apuração foi mais acelerada em estados dominados por Bolsonaro e somente horas depois avançou em estados do Nordeste, dominado por Lula.
Em 2014, algo semelhante aconteceu: Dilma Rousseff (PT) registrou virada sobre Aécio Neves (PSDB) por conta da discrepância do avanço na apuração dos votos entre diferentes estados, já que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai disponibilizando os dados de forma transparente à medida que são enviados pelos tribunais regionais.
Na página de apuração dos votos da Eleição 2022 no UOL é possível ver os votos para presidente totais no Brasil, além dos votos para presidente por estado - assim como a porcentagem das urnas apuradas nacionalmente e localmente. Além disso, você consegue também pesquisar a sua cidade para saber como foi a apuração no município.
A página também disponibiliza os dados da apuração para governador nos 12 estados brasileiros que terão segundo turno nas Eleições 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.