Topo

Votação e apuração: Onde estarão Lula e Bolsonaro neste domingo de 2º turno

Lula (PT) e Bolsonaro (PL) - Miguel Schincariol e Evaristo Sá/AFP
Lula (PT) e Bolsonaro (PL) Imagem: Miguel Schincariol e Evaristo Sá/AFP

Do UOL, em São Paulo

29/10/2022 16h00Atualizada em 29/10/2022 17h48

Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputarão o segundo turno das eleições presidenciais no próximo domingo (30).

Confira onde os candidatos irão votar e acompanhar a apuração dos votos da disputa.

Lula

O petista irá votar na manhã de domingo (30), na Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo (SP). Após votar, segundo o site de Lula, o político irá atender a imprensa no local. Já o ex-governador e candidato a vice na chapa, Geraldo Alckmin (PSB), votará às 11h no Colégio Santo Américo, no bairro Jardim Colombo, na zona oeste da cidade de São Paulo.

No período da tarde, o candidato à presidência irá se deslocar com o Alckmin ao Hotel Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, no centro da capital paulista, onde acompanharão a apuração dos votos a partir das 17h.

Às 20h30, Lula deve fazer pronunciamento à imprensa, já tendo em vista os resultados parciais divulgados pelo TSE.

Bolsonaro

Jair Bolsonaro votará na Escola Municipal Rosa da Fonseca, no bairro Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro. O horário não foi informado.

Em nota ao UOL, a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) explicou que a previsão é que Bolsonaro retorne a Brasília após votar e acompanhe a apuração no Palácio da Alvorada.

A reportagem questionou a Secom sobre informações onde o vice de Bolsonaro, o general Braga Netto (PL), votaria, porém, não houve retorno até a última atualização desta matéria.

Termômetro

No primeiro turno, Lula obteve 48,43% (57.259.504 votos) e Bolsonaro, 43,20% (51.072.345 votos). No último levantamento feito pelo Datafolha na quinta-feira (27), o petista liderava com 53% dos votos válidos (quando são excluídos brancos e nulos), contra 47% do atual mandatário. Já no Ipec, divulgado na segunda-feira (24), o ex-presidente registrou 54% dos votos válidos ante 46% do chefe do Executivo.