Topo

Choro de Randolfe e gritos de Janones: momento da virada no comitê de Lula

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 19h18

A virada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na contagem dos votos, ocorrida às 18h44, foi comemorada com gritos, choro e aplausos de aliados políticos que estavam no comitê do PT (Partido dos Trabalhadores). A cena foi compartilhada pelo deputado federal Márcio Macêdo, que está no local.

No vídeo, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) aparece aos prantos e o deputado federal André Janones (Avante-MG), aos gritos. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa, também vibra com a virada. O líder petista não aparece nas imagens.

"Virou... o Lula virou, virou", gritou uma pessoa não identificada, aos fundos, avisando aos demais sobre a virada do petista.

A virada de Lula também causou gritaria, fogos de artifício e panelaço dos apoiadores do ex-presidente da República pelo Brasil. Nas redes sociais, os fãs de Lula compartilharam vídeos do exato momento em que os demais apoiadores do candidato do PT foram ao delírio por vê-lo ultrapassar o concorrente durante a apuração dos votos.

No primeiro turno, Bolsonaro liderou por cerca de três horas, até Lula virar às 20h03. O petista terminou em primeiro lugar e recebeu 57.259.504 votos, o que representa 48,43% dos votos válidos. O presidente alcançou 43,20% dos votos válidos, com 51.072.345 votos. A diferença entre a votação do candidato à reeleição para o seu concorrente foi de pouco mais de 6 milhões de votos.

Assim como no primeiro turno, as seções eleitorais hoje ficaram abertas das 8h às 17h, seguindo a hora oficial do Brasil. Este é o primeiro ano em que todos os estados do país votarão de acordo com o horário de Brasília. Ou seja, as urnas serão abertas e fechadas juntas em todo o país, independentemente do fuso horário de cada região.