Topo

Combate à fome e apaziguamento: o 1º discurso da vitória de Lula em frases

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 21h34Atualizada em 31/10/2022 00h07

Presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez seu primeiro pronunciamento após o anúncio do resultado na noite deste domingo (30). O combate à fome, a preservação da Amazônia e o respeito à constituição foram alguns dos temas lembrados por ele na fala.

Com 99,99% das urnas apuradas, Lula somou 50,90% dos votos, contra 49,10% de Jair Bolsonaro (PL). É o primeiro presidente brasileiro a ser eleito pela terceira vez.

O presidente eleito acompanhou a apuração em sua casa, na zona oeste de São Paulo.

Após a confirmação do resultado, ele foi para um hotel na região da avenida Paulista, na região central da capital. Fez o discurso ao lado da esposa, a socióloga Janja da Silva, do vice na mesma chapa, Geraldo Alckmin (PSB), e integrantes e coordenadores da campanha e do PT.

Veja as principais frases do discurso de Lula após ser eleito:

Chegamos ao final de uma das mais importantes eleições da nossa história. Uma eleição que colocou frente a frente dois projetos opostos de país. E que hoje tem um único e grande vencedor: o povo brasileiro."

Nosso compromisso mais urgente é acabar com a fome outra vez. Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer ou que consumam menos calorias e proteínas do que o necessário."

É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio. A ninguém interessa viver num país dividido, e permanente estado de guerra. É hora de baixar as armas que jamais deveriam ter sido empunhadas, armas matam e nós escolhemos a vida."

A Constituição rege a nossa existência coletiva, e ninguém, absolutamente ninguém, está acima dela. Ninguém tem o direito de ignorá-la ou de afrontá-la."

O Brasil está pronto para retomar o seu protagonismo na luta contra a crise climática, protegendo todos os nossos biomas, sobretudo a floresta Amazônica."

Estou aqui para governar esse país, numa situação muito difícil, mas eu tenho fé em Deus que com a ajuda do povo nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente."

Não interessa o partido a qual pertença o governador e o prefeito, nosso compromisso será sempre pela melhoria da vida da população."

A partir de primeiro de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para aqueles que votaram em mim, Não existe dois brasis, somos um único país, um único povo, um grande nação."

Nós não enfrentamos um adversário, nós não enfrentamos um candidato, nós enfrentamos a máquina do Estado brasileiro colocada a serviço do candidato da situação, para tentar evitar que nós ganhássemos as eleições."

Hoje, nós estamos dizendo ao mundo que o Brasil está de volta, que o Brasil é grande demais para ser relegado a esse triste papel de pária no mundo."

As grandes decisões políticas que impactam a vida de 215 milhões de brasileiros não serão tomadas em sigilo, na calada da noite, mas sim após um amplo diálogo com a sociedade."

Eu me considero um cidadão que teve um processo de ressurreição na política brasileira porque tentaram me enterrar vivo, e eu estou aqui."

No que depender de nós não faltará amor neste país, vamos cuidar com muito carinho do Brasil e do povo brasileiro, viveremos um novo tempo, de paz, amor, e esperança."

Leia a íntegra do primeiro discuso de Lula como presidente eleito