Topo

Morador de prédio em SP joga ovos em apoiadores de Lula após resultado

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 21h21

Moradores de um prédio em São Paulo, localizado na Alameda Jaú, jogaram ovos em apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esperam a chegada do petista na Avenida Paulista. Uma pessoa foi atingida pelos ovos jogados.

Além disso, um motorista que passava pela Alameda Jaú ameaçou atropelar pessoas que andavam com bandeiras do presidente eleito. Petistas e apoiadores de Lula nesta eleição fazem celebrações na Paulista, após ele ter vencido o segundo turno presidencial contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A eleição do petista foi confirmada matematicamente por volta das 19h57. Além de ser a mais rápida, a eleição de Lula também entrará para a história como a mais apertada de todos os tempos. Com 98,86% das urnas apuradas, o petista tinha 50,83% dos votos válidos, contra 49,17% de Bolsonaro.

A confirmação da vitória Lula como presidente eleito promoveu choro, gritos de alívio e muitos abraços na Avenida Paulista. Apoiadores acompanharam a apuração durante toda a tarde e vibraram mais no momento da virada, às 18h45, mas não deixaram de vibrar após a vitória, às 19h57.

Após o anúncio, mais apoiadores chegaram ao local — a PM não faz estimativa de público presente — tomando ao menos quatro quarteirões, entre a Alameda Ministro Rocha Azevedo até a Alameda Campinas. No Rio de Janeiro, a praça da Cinelândia também foi tomada por centenas de apoiadores que ouviam samba, comemoravam e vibravam no momento da virada e da confirmação.

Já em Brasília, o que era para ser um palco de comemoração de apoiadores de Bolsonaro virou um cenário de lamentação e súplicas após a virada do adversário na disputa pela Presidência. Por volta das 18h40, o petista tomou a dianteira na apuração dos votos e, até 19h40, mantinha vantagem em relação ao postulante à reeleição.