Topo

Paulista: Virada de Lula tem gritos e cerveja para o ar; PM fecha trânsito

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 18h49Atualizada em 30/10/2022 20h18

Eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram na altura do Masp (Museu de arte de São Paulo), na avenida Paulista, zona oeste da capital, para acompanhar a apuração dos votos. Às 18h45, quando o petista virou, o clima foi de gol em final de campeonato, com gritos e copos de cervejas para cima.

Apesar da grande aglomeração, o trânsito ainda estava aberto para carros. Dez minutos após a virada de Lula, a PM fechou parcialmente o trânsito para veículos na Paulista na altura do Masp e os apoiadores de Lula tomaram a pista sentido Paraíso. Às 19h45, as duas pistas estavam liberadas para apoiadores.

Com bandeiras, camisetas e adesivos em apoio a Lula, as pessoas compartilhavam a ansiedade da apuração com gritos e músicas "vai dar PT, vai dar". Ao UOL, o secretário-executivo da PM, coronel Álvaro Camilo, disse que o efetivo de agentes empregado é o padrão de "qualquer evento", sem informar o número total dos PMs.

No Rio de Janeiro, eleitores de Lula se aglomeram na Cinelândia, tradicional reduto de esquerda para manifestações. Na hora da virada de Lula, o clima foi de festa na escadaria da Câmara Municipal do Rio.

Na Paulista, há dezenas de vendedores de churrasco e cerveja abastecendo apoiadores durante a apuração. Com grande efetivo, a Polícia Militar fechou o vão do Masp com grades, para evitar que manifestantes ocupassem o local.

Apoiadores de Lula na Avenida Paulista

"Nordeste vai entrar e surpreender como sempre. Estou super nervoso. Pode ser o fim de uma era de ódio", relata Adriano Araújo, 32, coordenador de administração, com o celular em mãos já apuração em tempo real do UOL.

30.out.2022 - PM faz segurança na Avenida Paulista - Leonardo Martins/UOL - Leonardo Martins/UOL
PM faz segurança na Avenida Paulista
Imagem: Leonardo Martins/UOL

A bancária Bernadete De Jesus Cunha, 67, pegou uma hora de trem de Jundiaí, no interior de SP, para vir para a Paulista participar da festa. "Vai dar Lula. Não tem dúvida. Eu já participei na outra vez que ele foi candidato. Agora tá melhor ainda porque tá no pau a pau", afirma Cunha.