Topo

Escanteado por Bolsonaro, tucano Eduardo Riedel se elege governador de MS

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Balneário Camboriú (SC)

30/10/2022 18h20Atualizada em 30/10/2022 19h46

O empresário Eduardo Riedel (PSDB), 53, foi eleito governador de Mato Grosso do Sul neste domingo (30) mesmo com um apoio bastante discreto do presidente Jair Bolsonaro (PL). Estreante na disputa, o político enfrentou o capitão do Exército Renan Barbosa Contar (PRTB), 38. Riedel venceu com 56,9% dos votos válidos, enquanto seu adversário recebeu 43,1%.

Foi para Contar que Bolsonaro pediu votos durante o debate da TV Globo no primeiro turno após ser provocado pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil), à época candidata à Presidência. Ela em seguida brincou que Contar ficava "lhe devendo uma".

A declaração estremeceu a aliança com o PP, base do governo e que apoiava oficialmente o tucano, principalmente na figura da ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP). Eleita senadora no último dia 2, ela ajudou a montar o programa de governo de Riedel e foi sua principal fiadora. Além disso, o PP indicou o vice da chapa, o deputado estadual Barbosinha.

Bolsonaro depois foi a público para dizer que ia se manter neutro na disputa estadual. No dia 2, Contar teve 384.275 votos (26,71% do total), enquanto Riedel conquistou 361.981 eleitores (25,16%). Ao final, o empresário conseguiu reverter a desvantagem e se elegeu.

Ele tinha uma aliança com Republicanos, PP, PSB, PL e PDT, além da federação entre PSDB e Cidadania.

Em sabatina UOL/Folha, ele afirmou ter um "posicionamento liberal, em absoluto respeito ao desenvolvimento socioambiental". O empresário se disse intolerante com a prostituição infantil e o trabalho escravo, além de ter de conscientizar a população sobre as queimadas na região.

Também se colocou contra as câmeras nos uniformes de policiais militares, contra a legalização da maconha, a favor da privatização da Petrobras e a favor do porte e posse de armas nos territórios rurais.

Quem é Eduardo Riedel?

Carioca, Eduardo Riedel é formado em ciências biológicas pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e é mestre em zootecnia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Jaboticabal (SP).

Segundo biografia que postou nas suas redes sociais durante a campanha, passou "a infância e a juventude entre a orla e os campos de várzea, no Rio, e outros campos, os da antiga fazenda Sapé, em Maracaju (MS)".

Em 1995, assumiu a gestão da fazenda da família e, conforme aponta no vídeo, "mudou o perfil produtivo" da propriedade rural, que se tornou referência de "governança familiar, sustentabilidade e diversificação".

A atuação voltada ao agronegócio fez Riedel ocupar cargos em diversas entidades da área. Foi presidente do Sindicato Rural de Maracaju e, entre 2006 a 2012, presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Também foi diretor da CNA (Confederação Nacional da Agricultura).

Em 2015, assumiu como secretário estadual da Infraestrutura sob o governo de Reinaldo Azambuja. Ficou no cargo até abril de 2021.

Riedel é casado há 28 anos com Mônica, com quem teve dois filhos, Marcela e Rafael.