Topo

Passageiros de vermelho dizem que foram impedidos de entrar em barcos no PA

Vídeos nas redes sociais mostram confusão - Reprodução
Vídeos nas redes sociais mostram confusão Imagem: Reprodução

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL, em Belém

30/10/2022 17h27

Passageiros que utilizam transporte intermunicipal de barco no município de Barcarena (PA) compartilharam vídeos nas redes sociais alegando que estavam sendo impedidos de entrar nas embarcações por estarem de vermelho, mesmo com decreto estadual que garante a gratuidade desse transporte no dia da eleição.

A viagem era para a capital Belém, onde o grupo iria votar. Nas imagens, é possível ver o local de retirada das passagens lotado e vários passageiros com roupas vermelhas. Ao fundo há policiais militares tentando organizar o atendimento.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará informou que agentes das Polícias Civil e Militar, junto aos fiscais da Arcon, estiveram no terminal hidroviário de Barcarena.

Segundo o órgão, foi constatado que os passageiros não estavam portando o comprovante de deslocamento na ida ao município, conforme o decreto estadual n°2.695, que prevê a gratuidade do transporte no dia da eleição.

Em nota a Secretaria de Segurança reiterou que toda a situação já foi esclarecida e o fluxo de embarque normalizado.

Sobre as dificuldades identificadas no grande fluxo de passageiros no deslocamento de Barcarena para Belém, a Arcon solicitou reforço de duas lanchas para suprir a grande demanda de usuários.

As empresas operadoras foram multadas e sofrerão as penalidades cabíveis pelo atraso na viagem e descumprimento do decreto. Não há informações de eleitores da cidade que não conseguiram chegar a Belém para votar.

Acompanhe no Placar UOL a apuração completa dos votos em tempo real a partir das 17h. Além da disputa presidencial — que vale para todo o país —, também serão mostrados os resultados dos 12 estados em que os eleitores também votarão para governador neste 2º turno.