Topo

Qual o número de Haddad e Tarcísio, candidatos ao governo em SP?

Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) - Wilson Dias/Agência Brasil e Marlene Bergamo/Folhapress
Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil e Marlene Bergamo/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 14h10

Os eleitores de São Paulo voltam às urnas neste domingo (30) para decidir quem será o novo governador do estado. Na disputa, estão Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Na urna, os números para votar em cada um deles são:

  • Fernando Haddad - 13
  • Tarcísio de Freitas - 10

Quem são Haddad e Tarcísio?

Fernando Haddad

Fernando Haddad tem 59 anos e nasceu em São Paulo. Bacharel em direito pela USP (Universidade de São Paulo), é também mestre em Economia, com especialização em economia política, e doutor em Filosofia pela universidade.

Foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos governos Lula e Dilma Rousseff, e prefeito da cidade de São Paulo de 2013 a 2016.

Dois anos antes da derrota na disputa presidencial em 2018, Haddad perdeu a reeleição para prefeitura de São Paulo em 2016. Naquela oportunidade, o pleito foi vencido ainda no primeiro turno pelo então tucano João Doria. Nas Eleições 2022, a vice na chapa de Haddad é Lúcia França (PSB).

Ex-prefeito de São Paulo (2013-2016), Haddad é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está na disputa de segundo turno para o Planalto contra Jair Bolsonaro (PL).

Em 2018, foi Haddad quem concorreu no segundo turno presidencial contra Bolsonaro. Ele substituiu Lula na cabeça da chapa petista e acabou derrotado pelo atual presidente. Na oportunidade, Haddad alcançou 44,87% dos votos contra 55,13% de Bolsonaro. No segundo turno das Eleições 2022, Haddad disputa o cargo de governador contra Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Tarcísio de Freitas

Tarcísio tem 47 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Em 1996, se formou em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (Aman) e passou a atuar como oficial do Exército.

Em 2002, concluiu a graduação em engenharia civil e tornou-se engenheiro do Exército. Deixou a carreira militar em 2008, com a patente de capitão, e entrou para o funcionalismo público federal.

Em dezembro de 2018, foi nomeado ministro da Infraestrutura por Bolsonaro e permaneceu no cargo até o início deste ano.

O candidato a vice na chapa de Tarcísio é Felício Ramuth (PSD), ex-prefeito de São José dos Campos.

Ex-ministro da Infraestrutura no governo de Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio é apoiado pelo presidente e liderou o primeiro turno da disputa estadual em São Paulo. Ele recebeu mais de 9,8 milhões de votos e ficou com 42,32% dos votos válidos - quando são descontados os nulos e brancos.