Topo

TRE: Eleições em SP correram dentro da normalidade, sem operações da PRF

O presidente do TRE-SP informou que não foram registradas em São Paulo operações da PRF - Divulgação/TRE-SP
O presidente do TRE-SP informou que não foram registradas em São Paulo operações da PRF Imagem: Divulgação/TRE-SP

Colaboração para o UOL

30/10/2022 20h01

O presidente do Tribunal Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galiza, afirmou no final da tarde de hoje, durante coletiva na sede do Tribunal, que o segundo turno das eleições gerais deste ano transcorreu dentro da normalidade no estado de São Paulo. Segundo ele, não houve registro de ocorrências graves e também não foram realizadas operações da (PRF) Polícia Rodoviária Federal.

"O fluxo de votação foi muito mais rápido do que no primeiro turno, seja porque o eleitor já estava acostumado a fazer o uso da biometria, seja porque o número de cargos nesta eleição foi menor", afirmou o desembargador. Segundo ele, até o final da tarde, havia problemas de atraso maior em apenas 11 seções eleitorais.

O presidente do TRE-SP afirmou que não houve registro de ocorrências graves relacionadas à eleição, como porte ilegal de arma ou recusa de entregar o celular antes de os eleitores e eleitoras entrarem na cabina da votação, o que é proibido pela legislação eleitoral.

O presidente do Tribunal também disse que não houve denúncia em São Paulo de dificuldade dos eleitores em chegar aos locais de votação por conta de operações policiais, como noticiado em outros estados.

"Não houve nenhuma denúncia desse tipo. Desconheço qualquer operação da Polícia Rodoviária Federal aqui no estado de São Paulo, posso assegurar que não aconteceu isso", afirmou o desembargador.

Problemas técnicos

Foram substituídas apenas 0,64% das urnas eletrônicas (740 num total de 115.510 equipamentos), sendo 229 na capital e 492 no interior.

Houve falta de energia em cerca de 30 cidades no interior, devido a fortes chuvas no Estado, mas isso não trouxe nenhum prejuízo para a votação nesses locais, já que os reparos foram realizados pelas concessionárias e as urnas têm baterias suficientes para operar durante todo o horário da eleição.

O presidente do TRE-SP informou ainda que o Teste de Integridade, uma espécie de votação paralela com cédulas em papel foi concluído com sucesso, comprovando que as urnas eletrônicas são seguras. Esse processo de auditoria foi realizado no Centro Cultural São Paulo e na Unip Paraíso.

"Considero que a nossa função foi cumprida com muita eficácia como sempre, dada a dedicação dos nossos valorosos funcionários. Eu, como presidente do TRE-SP, estou muito satisfeito com o que aconteceu até agora".