Topo

Urnas têm teclas coladas em Mato Grosso e Pernambuco

Urna colada em Mato Grosso - Divulgação/TRE-MT
Urna colada em Mato Grosso Imagem: Divulgação/TRE-MT

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 18h47

Ao menos duas urnas foram substituídas nas eleições deste domingo porque tiveram suas teclas coladas. Os casos ocorreram em Brasnorte (MT) e Recife (PE).

Em Brasnorte, que fica a 587 quilômetros de Cuiabá, em Mato Grosso, um eleitor relatou que não estava conseguindo votar. Foi verificado que as teclas 1 e 3 estavam coladas, e a urna foi substituída por volta das 8h, conforme informou o TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso). O caso ocorreu na seção eleitoral 95, da Escola Estadual Ewaldo Meyer Roderjan.

Em Recife, um homem entrou em uma seção eleitoral e colou todas as teclas da urna eletrônica. O caso foi relatado pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, em entrevista à TV Globo, e ocorreu na seção 370 da quinta zona eleitoral, na Escola Maria da Conceição do Rêgo Barros, no bairro da Várzea. A urna danificada foi substituída por volta das 11h. Nos dois casos, os suspeitos estão sendo procurados.

No primeiro turno das eleições foram registrados ao menos dois casos de teclas coladas nas urnas eleitorais.

Em Campo Grande (MS), um homem de 22 anos foi preso por colar a urna eletrônica de seu local de votação. Em Jundiaí (SP), uma pessoa não identificada colou as teclas 1 e 3 de uma urna.