Topo

Vídeo: Idoso bolsonarista avança cadeira de rodas contra petistas no RS

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 15h20

Um vídeo que ultrapassou 3 milhões de visualizações no Twitter mostra um idoso bolsonarista avançando contra um grupo de apoiadores do ex-presidente Lula com uma cadeira de rodas motorizada. O caso aconteceu na Praça da República, na cidade de Ijuí (RS) na tarde de sábado (29).

Nas imagens, é possível ver uma bandeira nacional afixada na parte frontal da cadeira, além de adesivos do presidente Bolsonaro colados na parte de trás. Os petistas aparecem segurando bandeiras da campanha de Lula e, em seguida, são atacados pelo senhor.

Inicialmente, um homem de blusa preta conversa e toca o ombro do idoso, que está parado. Em seguida, o idoso começa a se mover e avança contra uma mulher, enquanto alguém diz "cuidado". Ela parece estar gravando a confusão e reage colocando a mão na frente da cadeira de rodas para conseguir desviar do veículo.

O idoso, então, recua e começa a discutir com os petistas. Novamente, ele avança com a cadeira de rodas motorizada contra as pessoas. Nesse momento, a mulher que grava o vídeo alerta: "vai para sua casa, senhor. Vai para a sua casa. Eu estou te gravando e vou te denunciar". Ele se afasta do grupo e parece ir embora.

UOL entrou em contato com o idoso para pedir o seu posicionamento, mas não houve resposta até a publicação da matéria.

A co-vereadora de Ijuí Tarcila Padilha (PT-RS), eleita em um mandato coletivo pelo PCdoB, estava presente no ato e presenciou a ataque do bolsonarista. Ao UOL, ela afirmou que a confusão começou antes da gravação do vídeo.

"Nós estávamos fazendo campanha na praça e ele foi se aproximando. O vídeo mostra o finalzinho. Isso se estendeu por vários minutos. Ele atropelou mais pessoas", disse Padilha. "Eu vi ele vindo num primeiro momento. Achei que ele realmente não ia [avançar], só desviar, mas ele acabou indo para cima das pessoas."

De acordo a co-vereadora, além da tentativa de atropelamento, o idoso também proferiu palavras ofensivas e de baixo calão contra o grupo, mas que não foi registrado boletim de ocorrência contra o homem. Ninguém se feriu.

Em outra imagem divulgada no Twitter, o idoso aparece sendo abordado por uma agente em frente a um posto da Brigada Militar, localizado a poucos metros de onde a confusão foi registrada.

continuação... hahahahahahahahah pic.twitter.com/g4mCi69VEf

O UOL entrou em contato com a Brigada Militar e com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. O texto será atualizado tão logo haja retorno.