Kennedy: Alckmin é mais cotado para Fazenda; Gleisi para Casa Civil
Após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer a disputa pela Presidência, a expectativa agora é o anúncio da equipe ministerial do petista. O colunista do UOL Kennedy Alencar disse que alguns nomes, como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) e a senadora Simone Tebet (MDB) são cotados para o governo.
Na avaliação do colunista, será necessário ter força política no Congresso e, por isso, Alckmin é candidato forte para o ministério da Economia. "Alckmin tem perfil de articulador político, como (Antonio) Palocci tinha. O Alckmin é um médico, como o Palocci é. O Alckmin tem musculatura política para poder, eventualmente, negociar com o Congresso a reforma tributária".
Quanto a Gleisi, a parlamentar é cotada como chefe da Casa Civil. "Lula confia muito na Gleisi Hoffmann, ela tem uma experiência administrativa muito forte, ela já foi chefe da Casa Civil".
Outros ministérios, como o da Defesa, Educação e Justiça também possuem nomes especulados. Segundo Kennedy, o senador Jaques Wagner (PT) é cotado para o ministério da Defesa e Marina Silva é vista por setores do PT "como um nome muito importante com um simbolismo internacional muito forte" para o Meio Ambiente.
O candidato derrotado ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) é uma opção para ser ministro da Educação e Tebet pode exercer a função de ministra da Agricultura, mas, de acordo com o colunista, ela prefere a área social. Por fim, o senador eleito por Maranhão Flávio Dino (PSB) está sendo ligado ao ministério da Justiça.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.