Topo

Em telefonema, Macron parabeniza Lula: 'uma notícia formidável'

Do UOL, em São Paulo

31/10/2022 15h55Atualizada em 31/10/2022 16h42

O presidente da França, Emmanuel Macron, ligou para o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e compartilhou um vídeo do momento nas redes sociais. Na chamada, o francês felicita o brasileiro e diz que a eleição de Lula é "uma notícia formidável". Lula agradeceu e disse estar muito feliz "porque conseguimos resgatar a democracia".

Macron disse ainda que estava esperando por esse momento com "muita impaciência", e que gostaria de ter uma "parceria estratégica" com o Brasil, à altura da história conjunta dos dois países.

Ainda ontem, Macron foi um dos primeiros a líderes mundiais a parabenizar Lula momentos após o resultado do 2º turno da eleição. Pelo Twitter, o francês disse que a vitória "dá início a um novo capítulo da história do Brasil" e que, juntos, França e Brasil vão "enfrentar os muitos desafios comuns".

O presidente da França é um dos principais e mais influentes líderes do cenário político mundial. Macron também tem um histórico de desentendimentos com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato derrotado nas urnas neste domingo (30).

O presidente da França é um crítico declarado da política ambiental do atual governo brasileiro, mas a troca de farpas entre Bolsonaro e Macron chegou ao nível pessoal. Em 2019, o presidente e candidato derrotado à reeleição ironizou a beleza da esposa do presidente francês.

Bolsonaro comentou uma publicação que comparava Michelle Bolsonaro com Brigitte Macron, primeira-dama francesa que tem 66 anos, 24 anos a mais que o marido. Em réplica, o presidente Emmanuel Macron se disse "triste pelo Brasil".

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também ligou na tarde de hoje (31) para o presidente eleito do Brasil. Além de parabenizá-lo pelo resultado, Biden conversou com Lula sobre a "força das instituições democráticas", em referência às falsas acusações do governo Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas.

Durante a ligação, os dois também falaram sobre as relações diplomáticas entre os dois países e sobre os desafios que as duas nações enfrentarão a respeito das mudanças climáticas. O teor da conversa foi divulgado nesta tarde por meio de ofício da Casa Branca.

Pedro Sanchez, primeiro-ministro da Espanha, também telefonou para Lula. Além de parabenizar o petista mais uma vez, o que também havia feito ontem pelo Twitter, o líder espanhol disse que desejou "sorte na sua nova etapa no Governo" e demonstrou "vontade de trabalhar em conjunto na luta contra a pobreza, a fome e as alterações climáticas".

Lula se reúne com presidente da Argentina. O presidente eleito também teve seu primeiro encontro com um chefe de Estado estrangeiro e se reuniu nesta segunda-feira (31) com Alberto Fernández, presidente da Argentina e amigo de longa data, que chegou pela manhã a São Paulo. O argentino compartilhou o momento nas redes sociais e declarou admiração pelo petista.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e está eleito pela terceira vez. Lula teve numericamente a maior votação da história - o recorde anterior era dele mesmo, em 2006, com 58.295.042 votos.