Tabata alfineta Datena após bate-boca entre tucanos: 'PSB em peso tá aqui'
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) aproveitou os protestos e o racha do PSDB na convenção do partido realizada hoje para alfinetar José Luiz Datena (PSDB), seu adversário na disputa à Prefeitura de São Paulo.
O que aconteceu
"Não estamos rachados". Questionada se ainda espera apoio do PSDB na indicação de um vice para compor chapa na disputa pela prefeitura, Tabata aproveitou a situação para elogiar o PSB. "Vou puxar a sardinha para o meu partido. Não estamos rachados. O PSB em peso tá aqui."
Datena e um grupo de manifestantes pró-Ricardo Nunes (MDB) bateram boca e trocaram acusações de agressão em um incidente hoje na convenção do PSDB. Antes de deixar o auditório na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), Datena afirmou que sairia dali "pela porta da frente", onde manifestantes favoráveis à reeleição do prefeito Ricardo Nunes protestavam contra sua candidatura.
Foi Tabata quem sugeriu a filiação de Datena ao PSDB. Os dois eram filiados ao PSB em abril, quando a deputada anunciou a pré-campanha. Tabata sugeriu que Datena mudasse de sigla para que a chapa encabeçada pelo PSB tivesse apoio de outros partidos e mais tempo de TV.
No PSDB, Datena entrou na disputa pela prefeitura. A migração de sigla foi decisiva para que Datena deixasse de lado o papel de vice e se tornasse pré-candidato tucano. De aliados, Tabata e Datena se tornaram adversários na disputa.
Tabata disse hoje que não tem pressa para a indicação de vice. O nome está sendo avaliado internamente pelo conselho de campanha e lideranças do PSB. Apesar de buscar outro partido para formar chapa, Tabata pode ter uma chapa "puro-sangue". Os nomes da professora Lúcia França e do professor Floriano Pesaro, ambos do PSB, já foram mencionados pela equipe da deputada.
Além de ser unanimidade no PSB, a candidatura de Tabata será prioridade no partido em termos de financiamento, segundo Márcio França, presidente nacional da legenda. "Ainda não sabemos quanto [iremos investir]. Nosso partido é menor do que os outros na disputa, mas nossos recursos serão dela, é a principal candidatura do PSB no país", disse ele ontem. "Nunca vi alguém engajar tantas doações de campanha em pessoa física. Ela é um fenômeno e, com certeza, não faltarão recursos", acrescentou.
Tabata também alfinetou o PDT, partido ao qual foi filiada durante seu primeiro mandato como deputada federal. "Quando eu disputei a reeleição, me disseram que eu ia pagar caro por ter agido e votado sempre de acordo com as minhas convicções." A fala é uma referência às vezes em que ela votou em dissonância com as decisões partidárias. Na época, Tabata teve o mandato suspenso e foi duramente criticada por Ciro Gomes (PDT). O desdobramento dessas tensões no partido foi a mudança de sigla para o PSB.
Discurso de campanha prioriza educação
Destacando trajetória na educação, a deputada reiterou que vai priorizar a educação básica e alfabetização. Ela prometeu que São Paulo terá a melhor educação pública do país, se for eleita.
Eu vejo uma São Paulo com a melhor educação pública do Brasil, onde toda criança aprende a ler, escrever, calcular, questionar, sonhar. Onde toda criança tem um futuro.
Tabata Amaral
A cracolândia é alimentada a cada vez que uma criança abandona a escola, que uma família é despejada, que uma pessoa sofre um abuso e não encontra acolhimento. A cada vez que um paulistano é jogado na rua.
Eu vim guiada pela visão e pela confiança teimosa do meu pai, Naldo, um homem bom, brilhante, que, sem estudo, despertou minha paixão pelos livros e pela matemática e me fez enxergar um mundo maior e mais bonito do que aquele que eu via indo e voltando da escola.
Apresentei e aprovei dezenas de projetos: o novo fundo da educação básica, o marco do ensino técnico, vacina pros professores, absorventes nas escolas, prevenção pra lidar com as mudanças climáticas, poupança pra alunos pobres do ensino médio.
São Paulo precisa permitir que o paulistano sonhe. Pra dona de casa que deixa seu filho na escola pública saber que ele vai ser tratado com o mesmo cuidado, o filho do pobre e o filho do rico terão as mesmas oportunidades. Que ele vai aprender robótica, programação, inglês.
3 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Paulo Rodrigues
A dificuldade maior na gestão da cidade de São Paulo vai ser como lidar com o crime organizado que se enraizou em várias frentes e tenta se apossar de concessões públicas diversas, como por exemplo postos de combustiveis, etc, e, o crime organizado tem muito dinheiro. Não foi a toa que o maligno quando testou Jesus em seu jejum disse que todos os reinos da terra estavam sob os seus domínios. O brilho do ouro corrompeu Midas que arrependido foi morar como eremita em floresta, religiões são atraídas pelo ouro, tanto que tem até igrejas que dão mais atenção as suas entranhas de ouro do que aos fiéis, principalmente se não forem ricos ou influentes. Faltam idéias sobram promessas dos políticos, e muitos transitam de partidos, na verdade devia ter apenas dois partidos no Brasil para ter mais seriedade. Muitas mulheres hoje em dia só votam em mulheres, mesmo sem conhecer seus projetos, outros votam por etnias. Votar seria melhor por Pix.
Hélio Bella
Mmuita conversa mole p/ boi dormir & de conversa mole também se ganha a vida ! não possui qualificação pública, política, gerencial, gestão, empresarial, fala deemmais... esquece ! está apenas exercitando passa tempo de férias naquele programa horrível da tela, em breve vai p/ casa antes mesmo das eleições ou serve apenas p/ ludibriar eleitores e angariar votos para o escolhido no segundo turno. Graças ao bom santo não faz parte da geração educada segundo aos moldes da militância e ideologia canhota criada nos porões do século XVIII que serve apenas p/ clamar, subtrair e gastar o caixa público !
Jane Tadeu da Silva
A Tabata esta se queimando, parecia que ela vinha como uma nova alternativa como o Boulos aqui em SP, ela esta se envolvendo em guerrinhas de egos, brigar com o Datena que sempre a defendeu quando ele teve perseguição bosolnarista ela esqueceu disso, gostava dela quando ia no programa da agora na UOL a jornalista que eu admiro a Fabiola Cidral na CBN, com certeza ela ficara em 3º nessa disputa da eleição em Outubro desse ano pra Prefeitura de SP.