9 cidades passam a ter 2º turno em 2024, incluindo uma capital; veja lista

Dos mais de 5.000 municípios brasileiros, 103 podem ter a disputa para prefeito decidida apenas no segundo turno, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Essa etapa está marcada para o dia 27 de outubro.

O que aconteceu

Nove cidades estreiam na lista este ano, incluindo uma capital. Trata-se de Palmas, Embu das Artes (SP), Sumaré (SP), Foz do Iguaçu (PR), São José dos Pinhais (PR), Magé (RJ), Camaçari (BA), Imperatriz (MA) e Parauapebas (PA). Esses municípios têm mais de 200 mil eleitores. Para ser eleito, o candidato precisa conseguir a metade mais um dos votos válidos. Os nulos e brancos não são computados nessa conta. Se ninguém atingir esse resultado no primeiro turno, a votação vai para o segundo.

São Paulo é o estado com mais cidades onde pode ocorrer segundo turno: 30. O Rio de Janeiro fica em segundo lugar, com 11 cidades e, na sequência, Minas Gerais, com oito.

Governador Valadares (MG) deixou a lista este ano. O número de eleitores caiu de 213 mil em 2020 para 198 mil agora.

Os 103 municípios são responsáveis por 38,8% do eleitorado nacional —60,5 milhões de pessoas. Nas eleições de 2020, 95 cidades faziam parte da lista.

Cidades com menos de 200 mil eleitores seguem a regra simples: quem tiver mais votos válidos se elege. O primeiro turno está marcado para 6 de outubro.

Prazos eleitorais

Os partidos têm de registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral até 15 de agosto. As convenções partidárias, quando as legendas oficializam as candidaturas, devem ser realizadas até dia 5 do próximo mês.

Continua após a publicidade

Os eleitores podem consultar a plataforma DivulgaCand para ver os dados dos candidatos. A ferramenta apresenta o patrimônio declarado dos políticos, além de dados como profissão e seus partidos.

A campanha eleitoral, quando os candidatos podem pedir voto, terá início no dia 16. No final do mês, as propagandas gratuitas na TV e rádio começam a ser veiculadas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.