Marçal vira popstar na 25 de Março e faz carteira de trabalho de 'santinho'

Ao som do jingle "compartilha aí que o Marçal chegou", o candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) iniciou a campanha nesta sexta (16) com duas caminhadas, uma no extremo-leste e outra na região central da capital, onde foi recebido como celebridade e tirou fotos com apoiadores mostrando sua carteira de trabalho.

O que aconteceu

Pela manhã, candidato se atrasou três horas para chegar ao ponto marcado em Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo. Marcado para as 9h30, o ato só começou às 12h15. Ao todo, Marçal andou 500 metros na avenida dos Metalúrgicos por uma hora e meia. Marçal foi acompanhado principalmente pela equipe de campanha, e o público não chegou a encher uma quadra da via, mas ele foi bem reconhecido pelos pedestres, que o paravam para pedir selfies.

Recepção foi diferente no compromisso marcado para a tarde, na 25 de Março. Lá, Marçal, que tem milhões de seguidores nas redes sociais, foi recebido como celebridade, e a multidão que se juntou em torno dele atrapalhou o trânsito na Ladeira Porto Geral, travessa da tradicional rua de comércio. Um lojista que não quis se identificar disse à reportagem que o passeio do candidato estava atrapalhando as vendas do dia.

Apoiadores pediam fotos e para ele mostrar a carteira de trabalho. Em debate Estadão/Terra/Faap nesta quarta-feira (14), Marçal exibiu o documento para o adversário Guilherme Boulos (PSOL), dizendo que estava fazendo um "exorcismo". O momento durou poucos minutos do programa, mas, transformado em vídeo curto nas redes sociais, acumula mais de 40 milhões de visualizações.

Candidato tem investido em factoides e ataques a rivais, momentos que viram "cortes" no Instagram e TikTok. Antes de sua incursão política, Marçal já dominava a linguagem dessas redes, onde promove cursos de desenvolvimento pessoal.

Marçal disse que sondagens internas de sua campanha mostram-no à frente de Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). "No nosso tracking, eu passei pela primeira vez o Nunes e o Boulos, não vou falar o número porque [o levantamento] não foi registrado", falou nesta sexta a jornalistas. "Queria acreditar que essas pesquisas estão de fato mostrando o aceno da sociedade, mas está um pouquinho distante".

Pesquisa Datafolha publicada na semana passada mostra Marçal em terceiro lugar nas intenções de voto, com 14%, empatado com Datena (PSDB). Na liderança, há um empate técnico entre Nunes (23%) e Boulos (22%).

Marçal disse que não vai mudar o tom de ataque aos adversários agora que a campanha começou oficialmente. "Vai ser [o tom] que o povo interessar. Agora quem fizer gracinha igual a Tabata, igual o Boulos... a gracinha que fizer, eles vão colher 10, 20, 100 vezes mais potentes. Eu não vou controlar a pressão, não", disse.

Pablo Marçal reúne multidão na 25 de Março, região central de São Paulo
Pablo Marçal reúne multidão na 25 de Março, região central de São Paulo Imagem: 16.ago.2024-Anna Satie/UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes