Candidato a vereador pelo Novo é preso no PR por relação com atos golpistas

A Polícia Federal prendeu hoje (14) em Cascavel (PR) o candidato a vereador da cidade de Céu Azul (PR) Marcos Geleia Patriota (Novo). Ele era procurado desde novembro por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

O que aconteceu

PF cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido há dez meses. A prisão foi noticiada pela GloboNews e confirmada pelo UOL.

Ordem de prisão foi emitida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Marcos Geleia Patriota é um dos três candidatos a vereador que disputam a eleição mesmo com ordem de prisão contra eles emitida por suposto envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Também são procurados pela PF os candidatos a vereador Locutor Henrique Pimenta (PRTB), de Olímpia (SP), e o pastor Dirlei Paiz (PL), postulante em Blumenau (SC). Os nomes foram revelados pelo G1 neste sábado, a partir do cruzamento de dados de candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral com nomes que constam no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões, que pertence ao Conselho Nacional de Justiça e reúne dados de ordens de prisão de todo o país.

Investigação por crime de associação criminosa e incitação ao crime. As ordens contra os três candidatos são de prisão preventiva, ou seja, uma prisão determinada antes de a pessoa ser julgada e condenada, por isso eles puderam registrar suas candidaturas.

Presidente do Novo critica investigação. O presidente do partido, Eduardo Ribeiro, disse ao UOL que "não vai comentar prisões sobre inquéritos inconstitucionais, ilegais e sigilosos enquanto não tiver acesso aos autos". A reportagem não conseguiu contato com o candidato ou sua defesa e o espaço segue aberto para manifestação.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.