André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) disputarão 2º turno em Fortaleza

O segundo turno da eleição para a Prefeitura de Fortaleza vai reproduzir a polarização nacional, com a disputa entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). Com 100% das urnas apuradas, eles foram os dois mais votados neste domingo (6), em uma das corridas eleitorais mais acirradas do país.

O que aconteceu

100% das urnas apuradas. André Fernandes teve 40,20% (562.305 votos) e Evandro Leitão ficou com 34,33% (480.174 votos).

Dois candidatos fortes ficaram de fora. A votação excluiu da disputa os dois candidatos que foram para o segundo turno em 2020: o atual prefeito, José Sarto (PDT), que tentava a reeleição, e Capitão Wagner (União).

Meio da campanha teve uma virada. André Fernandes, 26, e Evandro Leitão, 57, começaram atrás nas pesquisas. Mas, com o início da propaganda política, despontaram e conseguiram passar para o segundo turno.

Influência de lideranças nacionais. Fernandes e Leitão têm o apoio dos dois mais populares políticos do país: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), respectivamente. Ambos foram à capital cearense demonstrar suporte aos candidatos.

Apoios de nomes locais populares. Evandro Leitão ainda tem ao seu lado o ex-governador do Ceará (2014 a 2022) e atual ministro da Educação, Camilo Santana , considerado o nome mais forte da política local, além do atual governador, Elmano de Freitas (PT), e do senador Cid Gomes (PSB).

Para onde vão os derrotados? O prefeito Sarto, que é aliado de Ciro Gomes (PDT), não deve anunciar apoio a ninguém no segundo turno. O mesmo é esperado de Capitão Wagner. Eduardo Girão (Novo) deixou claro que vai apoiar Fernandes na disputa. Já George Lima (Solidariedade) e Tecio Lima (PSOL) devem ficar ao lado de Leitão.

Guerra por voto nas redes. A campanha em Fortaleza foi repleta de ataques entre os candidatos. Sarto, por sinal, foi o candidato do país que mais gastou com impulsionamento no Instagram e no Facebook, alguns deles atacando o adversário petista.

Neopetista. Deputado estadual e ex-presidente da Assembleia, Evandro Leitão era do PDT e deixou o partido apenas na janela de abril para se filiar ao PT e concorrer à administração municipal. Nas prévias, ele venceu a ex-prefeita Luizianne Lins, que não participou ativamente da campanha.

Continua após a publicidade

Direita desde cedo. Por sua vez, André Fernandes é bolsonarista raiz. Ele tenta sua primeira vitória no Executivo. Em 2022, foi eleito o deputado federal mais votado do Ceará, com 229 mil votos.

14 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Lucio Busch de Freitas

André Fernandes, um youtuber que ficou conhecido por causa de um vídeo onde ensinava como raspar os pelos do )*(...

Denunciar

Francisco Caldas da Silveira Junior

E vcs têm duvida de quem vai ganhar? No 2o turno, quando abrirem as urnas dos "eleitores lá de Brasília", só vai dar o partido do mal....

Denunciar

Manoel Jose Gomes Carneiro

Temos que tirar essa esquerda. Vote com consciência, só nós podemos tirar esse mal.

Denunciar