Quando é o primeiro debate do 2º turno em SP? Veja datas e calendário

O primeiro debate confirmado entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo (SP) no segundo turno está agendado para acontecer no dia 14 de outubro, às 22h15, e será realizado pela Band.

O segundo turno das Eleições 2024 para prefeito ocorre no próximo dia 27, último domingo de outubro.

Debates para o segundo turno em SP

A previsão é que os debates sigam as datas abaixo. O calendário, contudo, ainda deve ser confirmado juntamente às candidaturas de ambos.

  • TV Bandeirantes: 14 de outubro, às 22h15
  • UOL/RedeTV!: 17 de outubro, às 9h30
  • TV Record: 19 de outubro, às 21h
  • UOL/Folha de S.Paulo: 21 de outubro, às 10h
  • TV Globo: 25 de outubro, às 22h

Como funciona o segundo turno?

Em municípios com mais de 200 mil eleitores, o candidato é eleito em primeiro turno caso conquiste a maioria absoluta dos votos. Ou seja, é preciso obter metade mais um dos votos válidos, sem contar nulos e brancos. Caso contrário, as duas candidaturas mais votadas avançam para o segundo turno.

Na nova etapa, é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, sem computar brancos e nulos, como prevê a Constituição Federal. Para localidades com menos de 200 mil eleitores, basta a maioria simples.

Vale lembrar que o processo não se aplica para a escolha de vereadores. Neste caso, o sistema é proporcional, e não majoritário, e considera quocientes eleitoral e partidário, além de sobras e médias de cargos.

A propaganda eleitoral gratuita relativa ao segundo turno pode ser veiculada a partir da próxima sexta-feira (11), até 25 de outubro. Os dois candidatos têm tempo igual na TV e no rádio.

3 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Cicero Teixeira

Vamos votar no menos ruim !!!. Bolo nem pensar !!!.

Denunciar

Osvaldo Cesar Tavares

Rua Boa Vista, centro de São Paulo, há uns doze anos atrás; vinha eu do Poupa Tempo da Sé quando vislumbrei um punhado de gente maltrapilha fazendo barulho e parando o trânsito da rua. Um mau cheiro nas imediações e no centro da roda uma rapaz ainda jovem, de barbas grandes, fazia discursos incentivando o pessoal a invadir casas de seus bairros. Tratava-se de Boulos, que afirmava ser um sem teto, que morava no Capão Redondo. Fazendo uma pequena pesquisa logo descobri que o tal Boulos era filho de um casal de médicos famosos,  que fora criado em bairros nobres de São Paulo e com certeza frequentou os melhores colégios particulares. Este é o cidadão que chama Nunes e Marçal de falsos profetas e que pretende ser prefeito de São Paulo. Mentiroso, hipócrita  que sempre se valeu de miseráveis para conquistar votos e fazer carreira política; PSOL é um partido que consegue ser pior que PT e PC do B juntos. Deus nos livre!!!! 

Denunciar

Sandra Aparecida Maguetas

acredito que o candidato Ricardo Nunes está desprezando muito os votos do Marçal. Agora é hora de todos se unirem para que a esquerda não vença. Nunes não pode esquecer que ainda não ganhou e que muitas pessoas vão preferir anular seus votos a votar em quem está se achando o máximo. Um pouco de humildade e educação não faz mal a ninguém.

Denunciar